19 de novembro de 2010

MAIOR ZONA DE 30!

Amigos...

Não, aqui você não vai ler sobre nenhum meretrício oculto para os trintões! Este blog "pretende" ser sério, mesmo que o dono não seja! hahaha.

Bruxelas inaugurou a maior ZONA DE 30 km/h DO MUNDO, com 4,6 km2, simplesmente, TODO O SEU CENTRO DA CIDADE! Explico: nessa área nenhum veículo pode passar dos 30 km/h. Quer saber porque isto é bom, então veja os argumentos:
  1. Mais segurança: em caso de atropelamento a probabilidade de morte, cai de 45% para 5%.
  2. Distância de freagem duplica de 13 m para 26 m. Diminui o risco de atropelamento.
  3. Melhora o convívio das pessoas e torna a cidade mais humana.
  4. Melhor cohabitação entre os usuários do espaço público, que a esta velocidade podem se perceberem uns aos outros, integrando bicicletas com os automóveis e protegendo crianças e idosos.
  5. Menos poluição.
  6. Maior fluidez, especialmente nos cruzamentos.
  7. Menos ruídos.
  8. Menos trânsito pelo efeito dissuasivo - muitos simplesmente evitam usar o carro porque sabem que a cidade é sua amiga e o trânsito é mais lento, então preferem ônibus e bicicletas.
Conseguem enxergar porque é tão importante o papel do gestor municipal ao decidir que rumo tem a mobilidade na cidade?  Decidindo que o carro NÃO é o único com direito ao espaço público, como acontece hoje em Recife, o gestor toma decisões que levam a democracia para as ruas, para os pedestres, as crianças, os idosos e todos os usuários dos transportes públicos e da bicicleta. É necessário deixar claro que nesse espaço que é de todos, aquele que insiste em usar o carro para se locomover, por ocupar mais espaço, muitas vezes sem necessidade, tem muito menos direito do que aquele que está andando ou pedalando. ACORDA RECIFE, porque estamos cansados de tanto engarrafamento e falta de rumo na política de mobilidade!

Baseado no post original de MENOS UM CARRO (PT).

COMENTEM!!!

    Um comentário:

    1. Pensei msmo que vc a casa de "moças de boa familia"rs
      Mas é assim mesmo, nunca vão pensar nos ciclistas e pedestres, somente em automoveis...
      Aqui em ctba não é diferente, pior que nem em ano eleitoral muda,quem sabe na copa????
      Aquele

      ResponderExcluir

    OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

    DE OLHO NA BIKE



    Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
    Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
    No aguarde!

    Original ROGÉRIO LEITE @ 2010