20 de novembro de 2010

OBESOS OU CICLISTAS??!

Amigos...

O Globo Reporter de ontem (19/11) trouxe uma matéria sobre a epidemia de obesidade que está acontecendo nos Estados Unidos e que em 10 anos estará da mesma forma no Brasil. Dois em cada 3 americanos está obeso, ou seja, 66% da população, resultado de um estilo de vida onde ter é mais importante do que ser. Para ter mais, o americano médio trabalha mais e com isto, não tem tempo de viver, de escolher e preparar alimentos de qualidade, de se alimentar com parcimônia.  Comer muito, de forma errada e com alimentos que não atendem a todas as necessidades do corpo resulta mesmo é em muita banha!

O programa também trouxe um contraponto interessante: a cidade de BOLDER, no Colorado, estado do meio-oeste americano, que tem a população mais magra do país. A receita para isto é que o povo de lá se mexe!  A cidade foi eleita a mais saudável, a que a população mais COMUTA o carro pela bicicleta, a que mais gente pratica trekking.  É uma cidade para vegetarianos saudáveis e que gostam de comer bem.  Além disso seus moradores tem o saudável hábito de se reunirem para praticar caminhadas, esquiar, pedalar, etc, ao invés de marcar jantares, almoços ou churrascos! Quem não adere, se sente por fora da comunidade, e isto age como estímulo as melhores práticas de saúde. A saúde da cidade se deve a essas práticas saudáveis de seus moradores, plenamente estimulada pelos seus gestores

Como Bolder, Recife é uma planície cercada pelos morros, e poderia ter um estilo de vida similar.  Pensem em como seria o Recife cheia de bicicletas, com MUITO menos carros, com os ônibus de boa qualidade, com ar condicionado e horário para passar nas paradas, com qualidade de vida. Provavelmente, seria a terra dos magrinhos!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Olá Rogério, tudo bem?

    Eu também assisti a reportagem e com bastante entusiasmo e um pouco de inveja, bem que poderia ser aqui em Recife também, aliás bem que poderia ser no Brasil...

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010