19 de dezembro de 2010

MEA CULPA... EM TERMOS!

Faltam ciclovias, falta planejamento que nos considere! E nós é que temos de ser perfeitos!
Amigos...

Admito publicamente: eu não sou perfeito! Pedalo na contramão e na calçada. Furo sinal vermelho. Corto ônibus parado. Eu sou uma desgraça para a "raça ciclística". Em termos, claro!
  • Eu pedalo na contramão... em trecho curtissimos e onde o caminho for significativamente mais curto que seguir o traçado do trânsito que foi desenhado para os carros seguirem!
  • Eu pedalo na calçada... quando a via é tão perigosa que prefiro "invadir" o espaço do pedestre pedalando com segurança ou até mesmo descendo e empurrando a bike, a correr o risco de passar dessa para melhor!
  • Eu furo sinal vermelho... se isso não trouxer riscos nem a mim nem aos demais participantes do tráfego. Como ciclista eu deveria ter mais prioridade, mas as ruas não foram pensadas para mim, APENAS para os carros!
  • Eu corto ônibus parado... é a mais arriscada manobra, não só porque o ônibus pode sair de repente, como os carros passam rápido e rente a faixa tomada totalmente pelo ônibus. Mas espero o trânsito amainar, tenho certeza que o ônibus está quebrado ou parado de vez e assumo o risco mínimo.
A verdade é que TODOS os ciclistas fazem uma, várias ou todas essas "vilanias".  As ruas foram traçadas para os carros. O tráfego foi planejado para eles.  Como ocupam muito espaço e são tantos que já não existem ruas largas o bastante, é preciso que os trajetos sejam mais longos, os binários dominando e obrigando o motorista a dar longas voltas para ir para locais relativamente próximos.  E nós, ciclistas que gostaríamos de seguir as regras, terminaríamos por pedalar muito, cansar, suar e gastar muito tempo que podia ser economizado se a cidade nos levasse em conta.

Cobrar retidão e perfeição absoluta no respeito das leis do trânsito só seria devida se essas leis e regras de ordenamento e orientação também fossem pensadas para nos incluir. Enquanto isso não ocorre, senhores motoristas e pedestres, tenham paciência, vou continuar fazendo o que for mais simples e seguro para mim como ciclista.

Vá se queixar com o bispo! Ou com o "perfeito" do Recife!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. A questão é que se tivesse ciclofaixa não teriamos esses problemas em demasiado.

    Sim, também ultrapasso ônibus pela direita, atravesso o sinal vermelho, uso a calçada como "pedestre" quando me convém ser pedestre e usar a faixa de segurança.

    Pois é, não somos perfeitos, nem santos. Apenas sofremos mais como por ser menores que qualquer automóvel (inclusive motocicletas) e só maiores que pedestres. O ideal por enquanto é cuidar dos outros carros e se proteger dos carros e ser educado com pedestres.

    Abraço.

    www.faneinbox.com | Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010