Amigos...
Precisei sair de carro, resolver alguns assuntos em vários lugares e distantes entre si. Aproveitei e resolvi em 16 km, parte do percurso de ida e volta, contar bicicletas. Claro que só seria vantagem se elas estivessem andando. Mas como aquelas que estavam paradas em algum negócio, tiveram de ser pedaladas até lá, elas também deviam ser contadas. Alguns mais atirados vão me perguntar porque perdi tempo fazendo isto! Quem disse que eu perdi? Estou fazendo um curso de Estatística Inferencial e gostaria de poder estimar a quantidade de bicicletas em uso em Recife em vários horários. Juntando informações em rotas diferentes e em horários diferentes poderei estimar quantas bicicletas circulam em cada horário na cidade. É pode ser muita viagem, mas meu cunhado é professor de estatística avançada, e eu vou consulta-lo sobre os resultados. Se der em nada, pelo menos estudei estatística!
Bem, os trajetos contados estão na tabela abaixo:
TRECHO | DIA/HORÁRIO | KM ESTIMADA | PEDALISTAS |
Madalena/Antônio Falcão, via Imbiribeira | Terça/9:00h | 9 km | 40 |
Antônio Falcão /Madalena , via Imbiribeira | Terça/10:30H | 7 KM | 78 |
Os resultados são pontuais. Irei repetir este roteiro pelo menos umas 5 vezes em outros horários e dias, e tirar uma média para ver os resultados finais bem lastreados em pelo menos 5 medidas e verificar a representatividade dos dados. Mas se posso me adiantar, e se eu não estiver errado, os dados apontam para algo como 3.000 pedalistas em média nas ruas de Recife nestes horários. Aguardem!
Claro que alguns dirão que só este trajeto não representa toda a cidade. Mas juntando outros trajetos, em outros horários, e dando um tratamento estatístico preciso, podemos estimar qual a probabilidade de encontrar um pedalista em qualquer quilômetro percorrido de Recife, ou quantos pedalistas são encontrados a cada quilômetro da cidade. São dados assim que são valiosos para convencer os políticos que precisamos de um plano cicloviário e de investimentos neste setor.
Aliás, aproveito e pergunto: a faixa central da Imbiribeira não seria um ótimo corredor para bicicletas? Está sub-aproveitado, é largo o bastante para poder ser aproveitado em parte como ciclovia, e é mais contínuo que a faixa vizinha aos ônibus, sem contar que o investimento necessário seria bem menor que alterar todas as paradas. Uma ciclovia nesta região, que pudesse ser integrada a Av. Abdias de Carvalho, e a Avenida Norte, poderia interligar grandes áreas com uma forma segura de movimentação para os pedalistas.... vamos pensando!
COMENTEM!!!
Rogerio ... dia desses tambem fiz uma contagem de pedalistas. Queria ter noção de quantos se preocupavam com o item segurança! Sai para caminhar pela Av Dr Jose Rufino e em um trecho de cerca de 3 Km, no horario das 19 Hs (horario de retorno do trabalho) contei nos dos sentidos 64 ciclistas (com predominancia deles no sentido cidade/suburbio). Desses, nenhum utilizava capacete e em apenas 2 bikes existia sinalização noturna traseira ou dianteira. Que indice baixo hein!
ResponderExcluirFernando, ainda estou aprimorando a técnica de contagem. Existem certos aspectos que preciso definir:PONTO FIXO ou TRAJETO DURANTE SAÍDA, DE CARRO OU A PÉ OU DE BIKE, MESMO ROTA VARIOS HORARIOS, OU VARIOS BAIRROS MESMOS HORÁRIOS. Eu vou ter uma pequena conversa online com meu cunhado que ensina estatistica, para ver se ele me ajuda nestas decisões. A idéia é determinar qual a probabilidade de encontrar um ciclista pedalando escolhendo um quilômetro qualquer da ruas da cidade em certa hora. Talvez tenha de pensar em BAIRROS, REGIÕES DA CIDADE, ETC... Não é um trabalho que vá ser publicado logo. Mas gostei de sua ajuda e se vc quiser, quando definir direitinho a metodologia, te aviso, assim vc pode contribuir com dados da sua região.
ResponderExcluirRogerio ... a disposição. Assim que voce tiver a metodologia definida (o que vale e o que não vale, horario, local, etc) é so me informar por email. Diferentemente de bairros como Boa Viagem e proximos ao parque da Jaqueira onde ha predominancia de ciclistas de lazer, na zona oeste (Bairros como Afogados, San Martin, Mustardinha, Barro, Jardim São Paulo, Tejipio, etc) ha predominancia de ciclistas que usam suas bikes para deslocamento entre bairros e ate mesmo para ida ao trabalho (creio eu devido ao poder aquisitivo). Sera muito interessante poder determinar que em determinada rua ou avenida da nossa cidade existira 1/X de probabilidade de se encontrar um ciclista em determidado horario!
ResponderExcluirJá percebi isto Fernando. Se algum prefeito quiser montar uma rede de ciclofaixas em Recife terá de escolher algumas rotas que atenda ao maior número de ciclistas. Alguns eixos mais frequentados hoje, sem a ciclofaixa, onde exista já uma maior probabilidade de encontrarmos um ciclista, já é um caminho natural. Mas como escolher? Av.Caxangá ou Abdias de Carvalho? Av.Recife com Imbiribeira ou Abdias com Agamenon? Uma estrutura radial subúrbio-cidade com algumas perimetrais já é a estrutura do SEI e talvez parte dela, ou ao redor dela, poderia ser montado um conjunto destas faixas. Além disto, poderia haver aproveitamento do que já está pronto, criando apenas conexões entre ciclofaixas novas e antigas. Se o poder público não peita a tarefa, a gente pode tentar, criar uma rede de rotas ao redor da cidade e ir gradativamente definindo-a com os usuários, da bicicletada, nos papos. Um dia quem sabe aparece um executivo que resolve agir em prol da gente!
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