Quem pedala nas ruas tem inúmeros problemas. Agora me peguei pensando em mim mesmo pedalando. Eu não sou um alemão, de respeito e precisão absolutas! Eu pego a contramão e ando pela esquerda algumas vezes, mas tem alguns requisitos para isto:
- NUNCA faço isto pondo minha vida ou a de outras pessoas em risco;
- NUNCA faço isto se houver um caminho alternativo, seguro e com uma distância similar (mesmo que seja maior, que não seja muito maior) e ...
- NUNCA faço se isto for trazer incômodos aos demais presentes no tráfego.
- CORTAR ÔNIBUS nas paradas!
- PEDALAR NA CONTRAMÃO no meio do tráfego!
- PEDALAR PELAS CALÇADAS!
- ATRAVESSAR NO SINAL VERMELHO!
- ZIGUEZAQUEAR PELO MEIO DO TRÁFEGO!
Acho que existe uma enorme quantidade de grupos, cada um faz aquilo que sua consciência permite e aceita. Eu procuro ser exemplo ao pedalar, porque acredito que só sendo exemplo posso exigir dos demais o mínimo de respeito. Quantas vezes vi ciclistas ultrapassando ônibus nas paradas? Quantas vezes passei por ciclistas com 2 ou 3 crianças na bike pedalando na contramão? Quem quer fazer merda, faz, eu prefiro não fazer. Questão de opção. Mas eu pego a contramão toda terça feira, descida da ponte da Torre, quando volto do Corujaqueira, às 23, 24h, não tem trânsito, o risco é baixo, e as opções são menos seguras ou muito mais longas. Eu cruzo sinais vermelhos, com cuidado, todas as quintas, 4:50h da MANHÃ, porque estou só na rua, um carro perdido que se ouve ao longe.
Como disse, não sou alemão mesmo que simpatize com eles, e com certeza, não sou perfeito!
Sigo as regras quando existem outros "atores" no palco urbano. E sigo minha consciência quando estou sozinho e não vou perturbar ninguém. É a máxima NÃO FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE VC NÃO QUER QUE SEJA FEITO A VOCÊ, aplicada ao pedalismo!
COMENTEM!!!
Assino embaixo, como mais um q as vezes "burla" o correto, mas que se esforça pra manter o mínimo de civilidade no pedal.
ResponderExcluirPS: engraçado é ver a cara dos motoristas que as vezes dividem comigo a "espera" no semaforo esquina da Cde da Boa Vista x Rua Gervásio Pires, como quem diz, ué pq esse gordinho num atravessa logo :D
A mesma coisa comigo, quando paro nos sinais. Devem pensar que eu sou novato na bike. Agora com a nova camiseta SOU MENOS UM CARRO escrito nas costas, na barra, eles devem notar que sou de um tipo novo de ciclista. O PEDALISTA!
ResponderExcluir