1 de abril de 2010

PEDAL CHIQUE... MODISMO OU TENDÊNCIA?

Amigos...

Alguns anos atrás, criado e incentivado pelo Copenhagenize.com, surgiu o COPENHAGEN CYCLE CHIC, um registro fotográfico da defesa da causa do pedalar com elegância. O CCC tem um site, conectado ao Copenhagenize.com que mostra fotos de pessoas elegantes pedalando em Copenhagen, Dinamarca.

A idéia pegou e vários outros CYCLE CHICs nasceram em várias cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Eles sempre advogam que pedalar no dia a dia é uma coisa normal, que você pode fazer com a roupa que estiver usando, com o sapato normal de trabalho. E que não é necessário nem lycras e jerseys especiais, nem sapatilhas, nem luvas ou outros equipamentos especiais. Bastam você, normalmente vestido, e sua bike.

Claro que eles esquecem de mencionar que também é preciso uma boa infraestrutura cicloviária e uma boa educação dos motoristas da cidade. Mas isto são detalhes!

Eles advogam que capacetes são desnecessários, e provam com números que os acidentes neste esquema de velocidade tranquila, são mínimos e não justificam o uso do capacete. Isto pode ser por lá, onde as vias urbanas não acumulam buracos, desníveis e outros impecilhos já nossos conhecidos. E também porque faltam aqui as duas coisas que eles não mencionam: infraestrutura e educação.

Mas de qualquer forma, o Pedal Chique é algo que já vem sendo praticado pelo mundo a fora, de forma crescente já tem algum tempo. Não é um modismo, mas uma tendência incentivada pelo tráfego excessivo, pelos problemas das grandes cidades, pela busca de algo que perdemos, tranquilidade. Valoriza o ato de pedalar como uma coisa normal, algo que você faz não porque está precisando perder peso, disputar distância ou mostrar velocidade, ou ainda, condicionar o coração. É a mesma coisa que pegar um ônibus para ir ao trabalho. Normal!

Alguns, claro, chegam a extremos, como o descrito no site ECOVELO, em que além de valorizar a simplicidade do pedalar, temos bicicletas vintage [tradicionais], vestuário de época, comportamento elegante. Lembra o pedalar nos anos 20. Talvez seja até um exagero, indo para o outro lado do que prega o CCC. Não só uma coisa normal, de elegância e simplicidade, mas uma coisa realmente chic, sofisticada.

Será que um dia nossas elites vão encarar um pedal assim?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010