27 de abril de 2010

PARA ALÉM DAS CICLOVIAS

BIKE BOX em Portland, Oregon, EUA.
Ponto definido nos cruzamentos para que ciclistas esperem o sinal abrir para eles.

Amigos...

Post no Copenhagenize.com, sobre novas posturas que algumas autoridades americanas estão tomando. Traduzi e repliquei, vamos a matéria.
Além de ciclovias
Utne Reader

Apesar de uma recente explosão do número de ciclistas nos EUA, menos de 1 por cento deles usa regularmente de bicicleta para o trabalho. De acordo com o BCE, revista governamental de Janeiro de 2010, alguns urbanistas veem essa estatística como prova "de que algumas estratégias mais radical para promover o ciclismo devem ser adotadas".

"É hora de pensar para além de ciclovias", dizem os planejadores, "e começar a usar no tráfego apenas sinais-de-bicicleta, o tráfego protegido em ciclo-faixas, e projetos de ruas que são mais comuns em cidades européias como Amsterdam, Copenhagen, onde até 40% de todas as viagens são feitas sobre duas rodas".

Entraves à concretização deste tipo de eficiência escandinava incluem a burocracia, questões legais, e da bíblia do design urbano das ruas, o Manual sobre os Dispositivos Padrão de Controle de Tráfego do Federal Highway Administration (órgão americano de controle das autoestradas), que tem sido lento em adotar projetos voltados para o uso da bicicleta.

A boa notícia é que planejadores mais arrojados a frente da National Association of City Transportation Officials (Associação Nacional do Transporte de Funcionários Municipais), associação que representa mais de uma dezena de grandes cidades, se uniram para lançar Cidades para Bicicleta, uma central de informações que permite aos municípios a experiência com projetos fora do padrão e partilhar as melhores práticas dos associados. Portland, Oregon, já está avançando com caixas de bicicleta [BIKE BOX], áreas marcadas nos cruzamentos que permitem bicicletas esperar a luz vermelha na frente dos carros.
Como veem vocês, meus 57 seguidores, enquanto nós ainda pensamos se vale a pena usar a bike no dia a dia, os Americanos estão simplesmente copiando o que alguns Europeus têm feito nos últimos 20 anos, e acrescentando seus próprios desenvolvimentos. O BIKE BOX é uma grande idéia deles. Algum gestor de Recife vai acordar para a necessidade de tomar medidas estimulando o uso das bicicletas, ou estão todos reunidos, tomando um 12 anos 'on the rocks', esperando o grande apocalipse motorizado e 'que se danem estes otários que usam bicicleta'?! Seriam eles como o prefeito de Seattle, MIKE BIKE ou como JUSTO VERÍSSIMO, ODORICO PARAGUASSU, e outros folclóricos representantes da nossa classe política?!?!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010