Nós, pernambucanos, temos uma relação algo dúbia com a Holanda.
Por um lado, "ganhamos" a tal Batalha dos Guararapes (eles nem notaram!), mas ainda sim, Portugal, nosso dono na época teve de pagar em ouro, os prejuízos causados a Companhia das Índias, empresa holandesa que explorava a riqueza de Pernambuco.
Por outro, quando se fala de Holandeses aqui, é um tal de Período Holandês, Herança Cultural dos Holandeses, etc, todos de certa forma orgulhosos por possuir uma "história" em comum com eles, os invasores! Hehe, é curioso.
Bem, mas este post vem mostrar que em algumas coisas, a gente não fez uma boa troca não! Os portugueses são vidrados nos automóveis, e estão tendo problemas similares a todas as grandes capitais do planeta, com excesso de carros e falta de espaço para trafegarem e estacionarem. Vários blogs de lá dão conta dos problemas [consulte minha lista AMIGOS DO ALÉM...MAR! ao lado].
E se tiver um tempinho, veja como era a Holanda em 1950, apenas 60 anos atrás. Enquanto Juscelino queria montar indústrias automobilisticas, seguindo o modelo americano, a Holanda se recuperava da guerra com bicicletas!
Vídeo descaradamente copiado do APOCALIPSE MOTORIZADO. Reproduzido na tora!
Nestas horas, é que vemos que a cultura e a educação tem um forte componente nos resultados da civilização de cada povo. Quem sabe daqui a 60 anos...
COMENTEM!!!
Sabe Rogério, revi esse video por 3 vezes. Primeiro porque sou fã dos anos 50, depois pelo estilo charmoso adotado por aquelas loiraças da Holanda. Bom, antes que eu me desvaire, isso nada mais representa do que o resultado de prioridades relevantes e inteligentes para um povo! Vc tá sendo otimista quando tenta imaginar algo semelhante daqui a 60 anos! Muitas vezes fico me questionando se nasci deslocado no tempo e espaço... o que acontece hoje e aqui me deixa sempre uma indignação! Gde Abç
ResponderExcluir