Uma nova série de posts sobre como o mundo faz algumas coisas simples que melhoram a vida de quem pedala e a vida de quem vive nas cidades.
"LEI DE IDAHO"
No estado americano de Idaho, há 27 anos editaram uma lei que permite a manutenção da inércia do ciclista. A bicicleta é o veículo mais econômico existente no planeta. Mas ela depende essencialmente de manter seu movimento para isto. Em Idaho, uma lei dos anos 80 permite que os ciclistas passem sem parar em placas de PARE. A lei converte estas placas em DÊ A PREFERÊNCIA para o ciclista. Ele deve diminuir, observar o movimento no cruzamento e passar, sem parar, exceto na presença de pedestres. A lei tem uma segurança inquestionável, com baixissimos índices de acidente decorrentes dela. Outros estados americanos estudam propostas semelhantes, mas por enquanto, apenas IDAHO tem uma lei como esta em funcionamento. Ela não protege o ciclista a ponto de garantir que ele possa atravessar os cruzamentos em alta velocidade, existindo inclusive uma multa grande se ele assim o fizer. Mas garante que ele possa manter sua inércia de movimento, reduzindo a velocidade para observar o tráfego no cruzamento e sem parar, passar por ele. Deem uma olhada neste vídeo [através do blog TRANSPORTE ATIVO]
Bicycles, Rolling Stops, and the Idaho Stop from Spencer Boomhower on Vimeo.
Copenhagen, capital da Dinamarca, é um exemplo recorrente quando falamos de ciclocultura. A cidade tem até uma ONDA VERDE em seu principal eixo de acesso, garantindo que se o ciclista mantiver 20 km/h ele passará por todos os sinais verdes, sem precisar parar ou reduzir a velocidade. Não é a toa que a cidade hoje luta para resolver o problema de congestionamentos de bicicletas! Vejam como funciona neste vídeo abaixo.
COMENTEM!!!
Obs. Mais detalhes sobre a Lei de IDAHO AQUI, e sobre a ONDA VERDE, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!