25 de dezembro de 2010

TEM É MUITO ESPAÇO!

Rua Real da Torre, Madalena, Recife. É constante o engarrafamento na região.
Foto: Daqui, onde também se podem ver outras fotos maravilhosas do topo de Recife!
Amigos...

Vou de novo bater na mesma tecla: os problemas de tráfego de Recife se resumem ao excesso de carros nas ruas.  A cidade é cortada por largas avenidas e ruas bem espaçosas. Mas é impossível de se perceber isto no dia a dia, cercados como estamos de tantos carros. O transporte público é considerado ruim e ineficiente? Mentira. Os motoristas são heróis de conseguir fazerem funcionar um sistema com tantos obstáculos: carros e mais carros. E o pior, é que transportam tão poucas pessoas/carro, e em grande maioria, para lugares próximos (menos de 5 km)! Distância e situação propícias para o uso da bicicleta. Ah, mas Recife é quente demais. Mas se é justamente porque é quente e plana que é a cidade ideal para o uso da bicicleta?!  Mas como se pode usar a bicicleta com eficiência se a cidade não oferece ciclovias e ciclofaixas integradas, bicicletários e infraestrutura para os ciclistas, e segurança patrimonial nas vias? Até as estações de integração, que deveriam ter paraciclos e bicicletários seguros, agilizando a integração bicicleta-ônibus ou metrô, não possuem alternativas. Como exigir que empresas possuam vestiários, bicicletários seguros, chuveiros para os funcionários que optem pela bicicleta se nem mesmo o poder público o faz?!

A verdade é que Recife é gerida por carrocratas empedernidos, encruados em seus carros de luxo, com motoristas (pobre, estressado e se achando mais do que é porque está dirigindo um carro público para um gestor público!), andando no ar condicionado e brincando com seus iPads, iPhones, etc! iDiotas! Enquanto estas antas não perceberem que a cidade seria melhor, mais humana, mais tranquila, menos violenta, menos ruidosa, menos congestionada se a bicicleta fosse adotada, estimulada, propalada como solução de mobilidade individual, vamos continuar a fazer a mesma coisa: nos engarrafar todos os dias e passar parte de nossas conversas reclamando de como o tráfego de Recife está horrível!

Já vá pensando se as "soluções" que a Prefeitura está propondo para melhorar o tráfego do Recife vão mesmo surtir algum efeito? E se achar que não, considere escolher um prefeito que pense em resolver o problema e não em enrricar com ele! 447 milhões é o custo da VIA MANGUE. E sem falar no Corredor Norte-Sul, na "reforma" da Av.Norte, na "requalificação" do Corredor Leste-Oeste!  Sem tirar os carros das vias, nenhum efeito que estas novidades criem vai durar! Escreva ai, tudo feito, dura exatamente 2 anos para voltar a situação anterior: muitos engarrafamentos e muitas reclamações!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. ou menos, como mais estimulo ao consumo e uso do carro no dia-a-dia e fábrica da Fiat esse prazo pode ficar menor ainda. 2 anos ainda é muito. o espaco da cidade é finito, mas a sêde do altomóvel não.

    ResponderExcluir
  2. pernambuco grande é recife grangrenada e sem fôlego.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Tiê. Escrevi isso um ano atrás, mas continua igual... pena que não apareça um único prefeito com força suficiente para tomar medidas impopulares (para os que tem carro!) mas eficazes em aumentar a mobilidade a pé, de ônibus e claro, de bike! Vamos ver o "rebotalho" que sobra para a gente escolher!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010