4 de março de 2011

NÓS, CICLISTAS, MERECEMOS RESPEITO?

"DIE IN" durante a Manifestação pela PAZ no trânsito, promovido pela BICICLETADA RECIFE, ontem na Av.Beira Mar, em Boa Viagem.   O "DIE IN" simula o que aconteceu em PORTO ALEGRE durante a bicicletada do último dia 25 de fevereiro, quando um motorista enlouquecido jogou seu carro em alta velocidade em cima de 100 ciclistas durante a MASSA CRÍTICA DE PORTO ALEGRE.


Amigos...

A questão acima deriva do fato de que apesar de sermos muitos, somos também desunidos, como ciclistas. Desde cedo, todos aprendemos que respeito em muitas situações é algo que precisa ser conquistado.  Pelo número, pela força, pela inteligência, seja como for, precisamos mostrar que estamos aqui, que precisamos ser considerados.  Certo que apenas pelo fato de sermos humanos, pais de família, trabalhadores, já deveríamos ser respeitados, estejamos em um carro, andando ou pedalando nas ruas. Mas a raça humana cresceu a sombra do mais forte, do mais ágil, do mais inteligente. Daquele que era melhor caçador e provedor para sua família. Claro que evoluímos, mas em muitas coisas continuamos, como espécie, agindo como tal. Respeitamos mais quem pode mais, é um fato das ruas, por mais arrepiante que seja isto sob os aspectos sociológicos.  A lei e seus fiscais e agente, foram criados para regular os excessos, e até certo ponto funciona. Mas em pequenas coisas, em pequenos atos, muitos se vingam do controle que ela impõe, atacando aqueles que eles julgam mais fracos.
Nós, ciclistas, deveríamos ser mais unidos, porque só assim seríamos considerados, ouvidos, respeitados. Deveríamos apoiar todo e qualquer movimento que vise o bem dos ciclistas. Quem pedala apenas por lazer, que não faz uso da bicicleta para ir ao trabalho, deveria se lembrar que seu porteiro, sua faxineira, o office-boy do seu escritório e tantos outros pequenos prestadores de serviço que estão ali ao lado deles no dia a dia, trabalhando e ajudando ele a trabalhar, podem ter vindo de bicicleta para o trabalho.  Lembrar disto quando ele é atropelado é pura sacanagem. Quando grupos como a BICICLETADA RECIFE, o único grupo de Recife que luta por mais respeito para quem pedala para o trabalho, sai às ruas, não sai por eles apenas. Eles são médicos, biólogos, engenheiros e realmente NÃO PRECISAM estar ali lutando por você e por todos que pedalam na cidade. Mas eles saem por todos nós e principalmente por aqueles que precisam usar a bicicleta para fazer algo mais do que passear à noite pelas ruas. É uma luta digna por um direito de qualquer um de nós que deseje uma cidade mais humana em que qualquer um possa usar a bicicleta no dia a dia sem medo de ser morto. É uma luta digna para merecermos o nosso espaço nas ruas, pedale você para o trabalho ou apenas por lazer.
Se nós QUEREMOS merecer nosso espaço nas ruas, é hora de repensar nossa posição e participar desta luta por um mínimo de espaço e pelos nossos direitos! Não fazer isto é pactuar com os assassinos motorizados que rondam a quem pedala!

COMENTEM!!!

6 comentários:

  1. Uma pena que foi pouca gente, mas o pouco de pessoas já concientizam.
    É o tal do boca a boca.
    Mas como vc disse, concordo que foi a epoca, quem quer sair gritando por mais respeito se pode sair gritando marchinhas toscas de carnaval???
    Só quero que essa semana - de carnaval - passe logo, para finalmente o pais andar.
    Viva o Brasil...
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. Tem coisas interessantes que não são lembradas também! Os carros são vistos nas ruas mas o número de bicicletas no país é o dobro, os ciclistas do lazer são os mais vistos mas a grande parte de ciclistas usa a bike na periferia para o trabalho e no seu dia a dia. O Brasil, apesar de ser o 3º maior fabricante mundial ainda não faz jus ao título pela falta de políticas públicas que incentivem o uso com respeito e segurança.Então, continuemos botando a boca no trombone!

    ResponderExcluir
  3. É isso... O texto tá excelente.. Os comentários também são de alto nível!!! Só gostaria de comentar uma coisa:
    Daguvasco, é verdade que eu, PARTICULARMENTE, esperava mais gente na Bicicletada ontem, mas deu um número considerável (cerca de 50 pessoas), devido às circunstâncias (carnaval, engarrafamentos quilométricos, chuva). O "DIE IN" foi, para várias pessoas que estavam lá, uma SURPRESA! Então nem todos fizeram ou apareceram nessa foto. Mas acho que a mensagem foi bem passada...

    VEJAM MAIS FOTOS da Bicicletada Recife em: http://bicicletadarecife.wordpress.com/2011/03/04/fotos-bicicletada-extra-03-de-marco/

    Forte abraço, vamos lutar!!!

    ResponderExcluir
  4. Massa Rogério!!
    Um dos melhores textos desse blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Enviado por Roberta Tavares/APS, via Email:
    "As grandes datas são feitas de pequenos movimentos, inclusive com poucos participantes. Além da hora, do dia, do período carnavalesco que a tudo dificulta e do trânsito que a gente tanto combate, nem todos têm acesso à internet para conhecimento prévio e tempo hábil. Por todos esses motivos, acredito com otimismo que o movimento ciclístico - a trabalho, lazer ou conscientização - tende ao aumento de adeptos. Foram 50 desssa vez? De próxima em próxima podem ser muitos mais."

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010