Fotos da reforma da ciclofaixa, ainda com vários problemas para os usuários.
Amigos...
Alertado por um post no Twitter sobre a recuperação da ciclofaixa da Av.do Forte, que interliga a Av. Caxangá e a Av. Abdias de Carvalho, fui lá dar uma olhada e registrar. Aqui descrevo o que vi:
- Como antes da "reforma" a via continua insegura nos dois extremos. Quem projeta ciclovias aqui em Recife NUNCA ANDOU DE BICICLETA. É óbvio. Ou ele pensaria que ao chegar nas saídas, de ambos os lados, devem existir soluções seguras para deixar o ciclista no caminho certo.
- Na cabeça da Caxangá, quem vem dela, entra seguro. Mas quem vem da Av.do Forte, fica em situação apertada. Não tem continuidade e ele ainda precisa prover uma inversão de mão, SEM AO MENOS UMA FAIXA DE PEDESTRES PARA PROTEGÊ-LO, e poder continuar descendo pela Av. Caxangá, rumo centro. Se ele desejar ir rumo Camaragibe, aí piora, porque a Caxangá não tem solução cicloviária.
- Do lado da Abdias de Carvalho, é quase a mesma coisa, exceto pelo sinal luminoso que para o tráfego para o ciclista atravessar a avenida. Mas a reforma parou ai. Do outro lado, areia e sujeira continuam.
- Realmente a ciclovia tem uma continuidade, ao contrário do que eu pensava, ou era para ter. O ciclista deve ir pela mão inglesa, atravessar uma perigosa via de retorno, cruzar a via a frente da Chesf, e entrar numa rua lateral indo por ela (daí em diante, com um bom traçado, seja dito!), e atravessando a Av. San Martin, com direito a sinal luminoso, seguindo então por uma paralela até a 21 de Abril, onde pega outra ciclovia rumo Afogados. Acontece que como na Caxangá, depois da Chesf, todo o trajeto some. Foi preciso um verdadeiro trabalho cicloarqueológico para se encontrar os resquícios da ciclovia. E em muitos lugares, ela está sendo ostensivamente usada como estacionamento de carros. No trecho que interliga a ciclofaixa Tiradentes através de San Martin, a ciclofaixa muda de lado diversas vezes, dificultando a vida do ciclista e aumentando o risco de atropelamento.
- O risco também é alto na própria ciclofaixa Av.do Forte porque a sinalização avisa AO CICLISTA que tem saída de carro, mas NÃO AVISA AO MOTORISTA que ali tem uma ciclofaixa. A parte mais fraca que se cuide! Ora, não é uma das diretrizes do CTB que a parte mais forte no trânsito tem a OBRIGAÇÃO de proteger a mais fraca, pela ordem: pedestres, ciclistas, motociclistas, carros, ônibus e caminhões?! E se assim é, como uma resolução do CONTRAN que define a sinalização não avisa aos motoristas que saem das transversais das ciclofaixa NÃO SÃO AVISADOS dela??? Uma resolução do CONTRAN tem mais força que uma lei federal (o CTB é uma LEI FEDERAL!!!!).
- Considerando que as pessoas que eu vi usando a ciclofaixa serem ostensivamente de baixa renda, é difícil considerar um partido como atento as demandas sociais mas que não considera o uso da bicicleta seriamente.
Obs: COM ESTA AVALIAÇÃO, MINHA CÂMERA DEIXOU DE FOTOGRAFAR. AGORA SÓ FILMA. Assim, as fotos finais, depois da Chesf, foram extraídas de filminhos, e a qualidade não é das melhores. Quem sabe consigo comprar outra!
COMENTEM!!!
Companheiro, sou ciclista e comungo com quase tudo que foi avaliado do ponto de vista das estruturas e olhar mais atento que deveria ter para os ciclistas, so discordo no sentido de avaliar todo uma gestão, que se apoia na participação popular, que tem tido uma atenção cada vez maior para as pessoas de baixo poder aquisitivo, sem esquecer a de maior poder econômico e que inclusive mais investiu em ciclo faixas, (ainda que não estejam ideais) do que qualquer outra que Recife já tenha tido, alias não existia nenhuma na cidade ate então. Estamos construindo um canal de dialogo com os órgãos responsáveis pelo planejamento das ciclo vias e ciclofaixas, semelhante ao que conseguimos construir para as pistas de skate, para que elas possam atender realmente nossas necessidades de deslocamento seguro, em agosto lançaremos uma campanha educativa para sensibilizar os motoristas no que diz respeito ao ciclista, nos sinais de transito, bem como sensibilizar os ciclistas para transitarem de forma segura.
ResponderExcluirSou a favor de dialogar com a gestão na positiva, pois visivelmente esta tem contribuído mais para facilitar nossa vida e incentivar o uso da bicicleta do que qualquer outra.
Ao mesmo tempo aproveito para parabenizar o Blog que muito tem me ajudado a ser um ciclista ativista e consciente e ainda, instrumentalizado no sentido do que precisa ser melhorado na nossa amada Recife.
Colega. Esta gestão NÃO FEZ NADA! Nada significa aqui NADA MESMO! Nem ao menos VARREU a ciclovia da Av.do Forte nos últimos 3 anos. 3 anos sem uma vassoura! Agora quando falta 1 ano para o proximo pleito resolve recuperar? E ainda sim pela METADE? Não sou parcial, e os políticos me interessam tanto quanto me interessam as amebas. Eu PEDALO E OLHO. E a história que deveria ser de continuidade entre JP e JC virou um nada. JC devia ter pelo menos mantido o que JP fez. Concordo que JP fez muito. Mas JC não fez nada, exceto continuar promovendo a mobilidade por automóvel em Recife. O sistema de transporte público tá uma merda. As ciclovias outra. Mas para gastar mais de 400 milhões com a Via Mangue, obra para atender a quem usa carro em Boa Viagem, enquanto não se gasta um único centavo com um corredor expresso de ônibus que atenderia muito mais gente, isto, JC sabe fazer! Ele faça certo, tem meu apoio. Não fez, ou fez merda, jogo no ventilador!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, vejo que as pessoas não postam muito no seu bloog e quando agente da um pitaco é meio que respondido de forma agressiva, mas em fim vou tentar de novo.
ResponderExcluirParabenizo o trabalho, mas não da para dizer que nada foi feito, a via mangue favorece os carros sim, desafogando alguns trechos mas principalmente protege o parque dos manguezais e isso é importante também e desafogando certos trechos facilita nossa vida de ciclista tambem, aproposito a via mangue terá uma ciclovia! não sei se o companheiro conhece o plano de mobilidade urbana, previsto para o final deste ano e é uma das ações estruturadoras da copa, que garantira um corredor ainda em definição se de trem ou ônibus e estamos na mobilização para que seja trem, sobe o canal da agamenom ligando recife a olinda e continua rapidamente.
foi entregue uma ciclovia na av. norte nas proximidades de santo amaro e a reforma do calçadão e da ciclo via de boa viagem foram nos primeiros meses desta gestão, estamos com a reforma do parque do caiara, parque do santana que tambem terá ciclo faixas e hoje foi iniciado o concurso que vai escolher o projeto para o parque da Tamarineira e isso tudo também é importante, a prefeitura investiu em 03 caminhões com tecnologia inovadora que usa pneus usados como matéria prima e tem capacidade de tapar mais de 600 buracos por dia cada um mesmo sobre chuva, serão 1800 buracos tapados por dia! e isso também é importante para nós ciclistas. So para citar algumas ações.
concordo que é necessário um melhor planejamento das ciclo faixas e ciclo vias, concordo que precisamos de mais e melhores. Quando quis dizer que nada disso acontecia antes, estava falando que ainda que não esteja da forma que sonhamos e que um dia vamos conseguir ter com certeza, foi e é nas gestões PTistas que estas conquistas, ainda que não sejam suficientes, foram possíveis e pensadas, quanto a seu interesse em políticos ou politicas, bom é opinião pessoal prefiro não comentar, mas se existe algum espaço no sentido de dialogarmos na positiva a fim de conseguirmos mais conquistas para nós que temos consciência da importância da bicicleta para a melhoria da cidade e da vida das pessoas, não tenho duvidas esse acesso se da nas gestões Ptistas, porque nenhuma outra antes fez nada, ai sim quando digo nada é nada mesmo, nem preciso por em caixa alta por que para pessoas inteligentes do jeito que esta serve e sei que você é inteligente.
Forte abraço e estamos juntos mesmo que com estrategias de ações diferenciadas.
RESPONDO CADA ÍTEM SEPARADAMENTE... DIVIDI EM DOIS COMENTÁRIOS, FICOU LONGO DEMAIS!
ResponderExcluirVOU ESCREVER EM MAIÚSCULAS APENAS PARA DIFERENCIAR A RESPOSTA. ENTENDA, NÃO ESTOU SENDO AGRESSIVO... ESTOU APENAS REBATENDO ARGUMENTOS COM FATOS, SOU CICLISTA, VIVO PEDALANDO E OLHANDO AS RUAS... SOU USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO... SOU MOTORISTA TB... EU VEJO E POSTO AQUI PARA MEU REGISTRO, NÃO CAÇO PITACOS, NÃO DIVULGO NAS REDES SOCIAIS, QUEM COMENTA EU RESPONDO.
aproposito a via mangue terá uma ciclovia! ...
SIM, MAS A CICLOVIA SERVE AOS CICLISTAS? PENSE COMIGO: TEM 4 KM, CORRENDO PELA BEIRA DO MANGUE, SEM SAIDAS, LOGO ENTROU NELA, TEM DE SEGUIR COMO SE FOSSE UM CARRO. ANTITESE DAS NECESSIDADES DO CICLISTA QUE USAM A BICICLETA PRIORITARIAMENTE EM CURTAS DISTÂNCIAS, E ACESSO LOCAL. NÃO TEM PREVISÃO DE VIA ALIMENTADORA (VI TODOS OS PROJETOS DIVULGADOS, DETALHADAMENTE!) NEM DE DESTINO NAS PONTAS. ENTRAR NELA, SERÁ ATRAVÉS DE VIAS DE ALTA VELOCIDADE QUE ALIMENTAM A VIA MANGUE - LOGO MUITO ARRISCADO! CICLOVIA ASSIM SERVE DE MARKETING NÃO DE VIA USÁVEL. VAI SER QUANDO MUITO, UM LUGAR PARA PASSEIOS DE GRUPOS GRANDES, PELA BELEZA DO MANGUE, NÃO UMA VIA USÁVEL POR CICLISTAS SÉRIOS QUE COMUTEM SEUS CARROS E ÔNIBUS PELA BICICLETA. É FALTA DE FÉ EM UM PROJETO CICLISTICO PARA RECIFE.
não sei se o companheiro conhece o plano de mobilidade urbana...
CONHEÇO TUDO AQUILO QUE VCS POSTAM NOS JORNAIS, LEIO JC TODOS OS DIAS, ACOMPANHO A TV, E TENHO UMA ENORME REDE DE CONTATOS, VIA TWITTER (INCLUSIVE @recifeweb, @granderecife @cttu_recife) E VIA EMAIL. SEM FALAR QUE ACOMPANHO TUDO QUE SE FALA E PENSA EM MOBILIDADE LOCAL. JÁ PARTICIPEI DE FORUNS DE MOBILIDADE NA CIDADE PROMOVIDOS PELA SECID. CONTRIBUO A 3 ANOS COM A DISCUSSÃO SOBRE MOBILIDADE EM RECIFE, TENDO FEITO O MESMO EM SALVADOR, ONDE MORAVA ANTES. ESTOU ACOSTUMADO A PEDALAR PARA O TRABALHO, USO ÔNIBUS PARA TODO CANTO E TB DIRIJO, MAS GRAÇAS A DEUS, CADA VEZ MENOS!
foi entregue uma ciclovia na av. norte nas proximidades de santo amaro
ResponderExcluirEU TB PERCORRO AS RUAS E CICLOVIAS E CICLOFAIXAS DA CIDADE OLHANDO E FOTOGRAFANDO O QUE SE FAZ DE BOM E DE RUIM. TENHO VÁRIOS ESTUDOS FOTOGRAFICOS INCLUSIVE DA "CICLOVIA DA AV.NORTE". ESTA CICLOVIA É UM CASO A PARTE DE TÃO MAL FEITA. SUGIRO QUE ESQUEÇA O DISCURSO IDEOLÓGICO, PEGUE UMA BICICLETA E VÁ VER "IN LOCO" O QUE "ESQUECERAM" DE FAZER. PARA COMEÇAR, FIZERAM A CICLOVIA E ESQUECERAM DE INCLUIR AS PARADAS DE ÔNIBUS. O PROBLEMA AINDA PERSISTIA UMAS 3 SEMANAS ATRAS NA FRENTE DA TVU, EM SANTO AMARO. NÃO FOI UM BOM EXEMPLO.
e a reforma do calçadão e da ciclo via de boa viagem foram nos primeiros meses desta gestão
CONCORDO QUE A CICLOVIA DE BV É UM BOM EXEMPLO... MAS VC ANDA DE BICICLETA? VC JÁ VIU QUE NA ENTRADA DA CICLOVIA PERTO DO D.LINDU, E NA SAÍDA, NO PINA, A CICLOVIA PEGA E DEIXA O CICLISTA NO NADA? ENTENDA, O SERVIÇO DA CICLOVIA DEVE ENGLOBAR TUDO. NÃO BASTA VC COLOCAR UMA CICLOVIA NO NADA E O CABRA QUE SE VIRE PARA CHEGAR LÁ.
que tambem terá ciclo faixas ....
CICLOFAIXAS DE LAZER? POR FAVOR, ESTAMOS FALANDO DO QUE AFINAL? PRECISAMOS DE INTEGRAÇÃO. PRECISAMOS DE BICICLETÁRIOS NAS ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO, PRECISAMOS DE FAIXAS CONECTADAS COM FAIXAS CONECTADAS COM OUTRAS FAIXAS. PINTAR FAIXA É BARATO. MANTER AINDA MAIS. A ZONA NORTE É CHEIA DE CICLISTAS COMUTADORES, PORQUE NÃO CRIAR UMA FAIXA INDO DA AV. NORTE ATÉ A CIDADE UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DO PARQUE DO CAIARA? OU DA ZONA NORTE ATÉ AFOGADOS VIA PARQUE DE SANTANA INTEGRADO COM A CICLOFAIXA DA AV.DO FORTE E RECUPERAR A CICLOFAIXA DA 21 DE ABRIL??? INTEGRAR É A CHAVE!
a prefeitura investiu em 03 caminhões com tecnologia inovadora...
DEPOIS DA MANCHETE DO JC DE HOJE, MOSTRANDO OS BURACOS TAPADOS ONTEM PELOS TAIS CAMINHÕES ABRINDO HOJE, SEM COMENTÁRIOS.
concordo que é necessário um melhor planejamento das ciclo faixas e ciclo vias, concordo que precisamos de mais e melhores.
E PRINCIPALMENTE, INTEGRADAS!!!!
vamos conseguir ter com certeza, foi e é nas gestões PTistas que estas conquistas...
CONCORDO, NÃO JOGUEI TODOS AS ADMINISTRAÇÕES PTISTAS NO MESMO SACO. JOÃO PAULO FOI UMA COISA. JOÃO DA COSTA ESTÁ SENDO OUTRA COISA, BEM PIOR. ESTÁ GASTANDO RIOS DE DINHEIRO EM AÇÕES PRO-CARRO (400 MILHOES NA VIA MANGUE!???), QUE IRÃO CLARO MELHORAR O TRÁFEGO POR UM OU DOIS ANOS. NÃO SOU EU QUE DIGO: EXISTEM INÚMEROS EXEMPLOS DE QUE OS INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE VIA CARRO TEM TEMPO CONTADO. VC ABRE MAIS ESPAÇO, MELHORA UM ANO, AS PESSOAS ACHAM QUE MELHOROU, AUMENTA O NÚMERO DE CARROS, VOLTA AO COMEÇO.
ENTENDA... RECIFE PRECISA DE AÇÕES DIFERENTES DO QUE VEM FAZENDO. PRECISA SE VOLTAR PARA AS PESSOAS. PARA AS NECESSIDADES DAS PESSOAS, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO TEM CARRO. ENQUANTO A PREFEITURA ADOTAR UM DISCURSO DE SOCIALISTA EM ALGUNS CASOS, MAS CONTINUAR INVESTINDO EM ALTERNATIVAS PROVINCIANAS DE MOBILIDADE EM CARRO, CONTINUAREI FALANDO CONTRA. QUER MELHORAR ISTO, MUDEM!
Companheiro também sou ciclista, uso para o trabalho, para o lazer ( o que não faz das pessoas que não usam para o trabalho irresponsáveis) e também dirijo cada vez menos. Ja disse que concordo que precisamos melhorar em vários aspectos e acredito que este movimento deva ganhar força a medida que mais e mais pessoas militem por esta causa, apenas discordo de sua forma de analisar a gestão e penso que é mais oportuno, conquistarmos mais pessoas a reivindicarem estas questões em outros fóruns, públicos tipo O.P. e virtuais, fazermos mobilizações nas ruas e ações educativas que convençam cada vez mais pessoas a usarem a bicicleta e desta forma isso possa também se tornar politica publica prioritária.
ResponderExcluirQuanto ao "NÃO CAÇO PITACOS", bom é que no final de cada postagem você pede para que façam comentário por isso interpretei mal e olhe não acho ruim que peçam, acho lamentável que não comentem ou participem. e Repito tenho replicado boa parte do conteúdo desta pagina por haver aqui um material acumulado já produzido e muito maior do que eu possa iniciar a produzir.
E sendo novamente redundante, estamos do mesmo lado companheiro apenas militamos em campos e usamos estrategias diferentes, mas queremos a mesma coisa.