17 de junho de 2011

CULTURA FAZ MESMO A DIFERENÇA?

Foto do BIKEHUGGER mostrando o "resultado" do atropelamento!

Amigos...

Acabo de ler no BIKEHUGGER sobre um atropelamento coletivo em Los Angeles. Uma motorista, bêbada e falando ao celular, jogou o carro por cima de 100 ciclistas noturnos, ferindo 9 dos quais 6 seriamente.  A motorista foi detida e uma fiança de $15.000 dólares já foi estabelecida.  A cultura carrocrata americana é muito arraigada, como a nossa, e logo alguns canais de TV começaram a defender a motorista, alegando que alguns ciclistas pararam embaixo de um poste com luz queimada, descrevendo isto como atenuante ao fato.

Dois pontos a destacar. A fiança indica que a motorista já passou por um juiz. Rapidinho, não? Parecido com o Brasil? NÃO! Segundo, que a mídia tenta amenizar o fato NOVAMENTE transferindo parte da culpa para os ciclistas.  NISTO SOMOS IGUAIZINHOS!  Lembram do gaucho que jogou o carro em cima da bicicletada? Logo apareceu na mídia quem defendesse o cabra como se fosse uma "legitima defesa"... parecia até o ataque das formiguinhas ao elefante com o elefante alegando que foi agredido!  Pior!!!  Houve quem achasse que os ciclistas estavam sendo agressivos ao protestar massivamente ao redor do planeta contra estes motoristas que não os respeitam!!

Esta semana também morreu um dos donos da Lorenzetti, tio Antonello como era conhecido no meio, ciclista e cicloturista experiente atropelado por um ônibus.  E já apareceu a turma do "o motorista não teve culpa"!  E não deve ter tido mesmo! Tomou um puxão de orelha e um curso de reciclagem, e ficou por isto mesmo! Ah, não tem histórico, é responsável, etc... Mas MATOU UMA PESSOA. E agora quer um "jeitinho" para não ir para o xilindró "por um acidente", "por culpa de um ciclista", "de um que devia estar de carro"... Vivemos arranjando desculpas para amenizar fatos: ELE MATOU UMA PESSOA. Se fosse o pai ou a mãe de um importante político. Se fosse um poderoso mesmo, vcs acham que ele estaria livre?!? Me engana que eu gosto!

Com mensagens como a americana, avaliando e prendendo motoristas irresponsáveis que atropelam ciclistas, se aprende alguma coisa, mesmo com a mídia tentando defesas pífias (tem de proteger seus anunciantes, né mesmo!).

Com mensagens como a nossa, deixando atropeladores livres, leves e soltos, só arranjamos mais problemas!  Até quando vamos ficar dando jeitinho nas vidas de atropeladores?!?!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010