12 de novembro de 2011

PEDALA JOÃO PESSOA... RACHOU!

Amigos...

Tenham muito cuidado se precisarem adaptar experiências de outras cidades do sul ou de outros países de clima muito diferente do clima do Nordeste.  Reportei aqui a idéia ótima do sistema de aluguel de bicicletas de João Pessoa, o PEDALA JOÃO PESSOA (AQUI  e AQUI).  Bem... vandalismo apareceu, tornando fato que a raça humana é toda igual: sem controle, desembesta!  Mas além disso, o clima de João Pessoa agiu sobre todas as partes plásticas da bicicleta. Interessante que provavelmente essas bikes foram montadas usando partes resistentes para aguentar o tranco do uso constante. Mas não tiveram o mesmo cuidado com as estações onde elas ficam.  Expostas ao sol inclemente e quase anual do Nordeste, onde chove pouco e a irradiação é elevadissíma, não tem material plástico que aguente. E ai já vemos: não tem nem dois anos e os selins estão rachados, os paralamas de PVC ou PEAD estão despelando.  Tudo típico problema que se encontra na indústria de plásticos derivado da má adaptação do material as nossas condições.  O plástico de que é feito é o mesmo, mas o que diferencia um produto melhor de outro pior é a quantidade de reciclados que contém e a quantidade de aditivos para processamento e para aumentar a vida útil protegendo contra calor e principalmente da radiação ultravioleta.  Em plásticos, radiação UV é tudo que se precisa para quebrar algumas ligações, criar mais radicais livres e ir destruíndo o material. Só usando agentes de proteção adequados, que capturam os radicais livres e absorvem a radiação UV sem sofrerem danos, é que se consegue proteção e durabilidade das peças.  Com as bicicletas do PEDALA JOÃO PESSOA no entanto, isso não foi usado, ou foi, mas em quantidades inadequadas.

O resumo é que infelizmente, o sistema PEDALA JOÃO PESSOA está indo para o brejo. Pena, era uma das melhores iniciativas por uma cidade melhor, no nordeste inteiro.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010