14 de outubro de 2010

CICLONEWS

TESTANDO O PEDALA JOÃO PESSOA!

Uma das metas da viagem deste feriadão a João Pessoa era testar o tal sistema de aluguel de bicicletas, o PEDALA JOÃO PESSOA. Quem quiser mais detalhes do sistema pode acessar o site do MOBILICIDADE e ler tudo o que ele promete ali.  Aqui o que coloco são as minhas impressões de usuário comum e também usuário privilegiado!

Em viagem anterior tinha pego alguns detalhes como o número do telefone do sistema. E tb já sabia que tinha de dispor de um cartão de crédito para realizar o aluguel. Sem nem ter feito nada ainda, já achava que seria complicado. E foi! Armado de paciência infinita, anotei todos os números e de um telefone fixo de João Pessoa, iniciei o processo de compra. PARA! Ele não aceita compras de telefones fixos, você precisa estar ligando do celular para poder adquirir. E isto já torna mais caro para o turista, que vai pagar o deslocamento da chamada de seu celular. FALHA! Mas a paciência estava em alta, comprei com o meu celular e com o de minha namorada,Nena. O sistema pede dados de cartão de crédito, coisa meio arriscada, mas vc passa os números, ele avisa que devo aguarda 1 minuto antes de ligar novamente e proceder a liberação da bicicleta. FALHA! Fomos então até o posto 2 creio e ligamos de novo, já querendo pegar a bike. Erro, nossos pedidos não foram processados, e sabe-se lá porque! FALHA! A esta altura já era para deixar para lá e desistir de alugar as bicicletas. Tudo muito complicado. Mas resolvemos ligar para o sistema de atendimento ao cliente. Tentamos algumas vezes mas não conseguimos. FALHA!

Mas, de repente, toca o celular de Nena e era o serviço de atendimento ao cliente. Neste momento virei um usuário privilegiado.  Expus o problema a eles, e falei que eramos de Recife e estava avaliando o sistema para colocar aqui no blog. Gentilmente eles fizeram meu cadastro e liberaram os passes para testar o sistema. Novamente acessei o sistema do meu celular e liberei a bicicleta para ela. Desliguei e precisei refazer o acesso ao sistema para liberar a minha. Escolhi a bicicleta nº 9 do Posto 1, e o sistema recusou, dizendo que a bicicleta não estava lá. FALHA! Devia estar vendo coisas, sentindo o selim dela nas minhas mãos! Escolhi outra e ela foi reconhecida e liberada.

Depois disto saímos pedalando e olhando a bela manhã de sol de Tambaú, rumo Cabo Branco, seguindo até a estação 3. Paramos para Nena descansar, mas ela estava gostando principalmente porque a bicicleta urbana era muito melhor que a dela. Mas ela cansou porque o vento estava todo contra na ida. Depois seguimos de volta ao posto 2, na saída da Odilon Coutinho onde entregamos as bicicletas ao sistema.

Resumo do passeio, cerca de 45 minutos de muito prazer depois de pelo menos 30 minutos de dor de cabeça!  O ponto forte do sistema é a bicicleta, bem resistente e confortável. Os pontos fracos são o sistema de aluguel e a manutenção. O sistema de aluguel é bem difícil de funcionar e de usar, porque o sistema de opções faladas é complicado e nem todos terão paciência de aprender e usar direito. Já a manutenção é necessária para resolver problemas causados por vândalos, que já destruiram campainhas, soltaram a correia, etc, acarretando a necessidade de maior frequência de controle das bicicletas. Que a SERTEL, daqui de Recife, fique atenta a este problema.

CICLISTAS E LOJAS DE BIKES EM JOÃO PESSOA.


Já tinha escrito em post anterior minhas impressões sobre as ciclovias de João Pessoa. Sofrem do mesmo mal de falta de integração, em menor grau que em Recife. Bem ou mal é melhor que aqui. Desta feita fiquei observando os ciclistas da cidade. Definitivamente, JP é uma cidade dual: quem anda por aqui é nitidamente de duas classes, os ciclistas de carteirinha, com bikes caras e roupas de lycra. E o pé duro, pedaleiro do dia a dia, indo para o trabalho na sua barraforte. Os intermediários não são visiveis. E isto transparece nas lojas de bicicleta da cidade. Quando se fala de JP e bicicleta, a frase que mais se ouve é que a cidade tem "as melhores lojas do Nordeste".  E curioso, fui lá conferir!
Depois de um trabalho de pesquisa "googlemapiana", seguimos para visitar as duas lojas de João Pessoa, a BIKE PLANET e a BIKE TECH.  Realmente, duas lojas para ciclistas de competição não terem do que reclamar, exceto dos preços, salgadíssimos!  Das duas lojas visitadas, gostei mais de BIKE TECH, com bikes Fuji e Scott. Vale a visita, nem que seja para olhar.  Ruim é que fica numa transversal da BR230, no Bessa. Não tem acesso fácil. Mas tem uma boa variedade de itens adicionais e muitos importados, e o atendimento é bem profissional.  Já a BIKE PLANET tem uma loja mais próxima, na beira mar de Manaíra. O atendimento é bom, mas a variedade é menor. Tem algumas marcas diferentes, inclusive alemãs. Vale a visita se você tiver tempo.  E realmente a nossa ROTA DA NATUREZA, IMPACTUS BIKE, OFFICE BIKE e BIKE NORTE também podem suprir o básico, não vale a viagem por coisas simples.  Mas se você quer uma bicicleta importada, artigo de qualidade, inclua estas duas opções em suas pesquisas, porque vale a pena.

Resumindo, as lojas de JP são a cara do público ciclista da cidade. E o que sentimos mais foi a falta das bicicletas urbanas, de usuários que queiram pedalar com roupas normais, ou voltadas para o cicloturismo. Fiquei imaginando se a cidade teria espaço para produtos assim, confortáveis e voltados para mobilidade. Acho que ainda não, mas quem sabe no futuro!

Amanhã posto umas fotos!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Olá Rogério. Comentei num post anterior sobre dicas que lhe passei pra visitar algumas lojas de bikes em Campina Grande. Mas acho que você não chegou a ver o meu "pitaco".
    No caso de João Pessoa eu concordo com seu ponto de vista. As lojas de lá são bem a cara dos ciclistas de lá.
    Se um dia puder vá lá em Campina e analise as lojas de lá também. São quatro estabelecimentos principais na cidade, Gilberto Bicicletas, Wagner Bicicletas, Aloísio Bicicletas e Barão bike. Eu destacaria em especial as lojas de Aloísio e Wagner. E os preços de peças lá é bom, mas dentro da realidade. Tem também os produtos "tops" mas também os produtos mais em conta e com preços melhores que os praticado aqui em Recife e Olinda por exemplo.

    Bem, feito o "pitaco", até mais.

    ResponderExcluir
  2. Maxwell.. Li o seu pitaco, mas estava morto de cansado com a volta da viagem, não tive ânimo de responder, ficou para depois e aí já viu... Depois de dar uma volta em CG vi que a minha sina é ter de fazer cursos em cidades de morro! O mestrado em São Carlos em Sampa, com pirambeiras longas e supercansativas até a pé! E CG não fica atrás... Pena, já estava planejando comprar uma DAHON e levar para lá e para cá no busu! heheheh... Não sei se vou topar... vamos ver!! Acho que em Novembro irei lá por uns 3 dias, e aproveitarei para visitar as lojas! Por favor, ME MANDE SEU EMAIL PELO MEU EMAIL... contato.rl@gmail.com Eu gostaria de te perguntar outras coisas sobre CG mas não cabe aqui!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010