6 de outubro de 2010

NÃO SOMOS ANTI-CARRO, SOMOS É PRÓ-BIKE!

NÃO SOMOS ANTI-CARRO, MAS SOMOS ANTI-IDIOTAS!
Forçar a passagem em cima de uma ára lateral na Dom Bosco apenas para
sair na frente de 2 carros é uma idiotice comum no trânsito do Recife! 
Foto: ROGÉRIO LEITE @ PEDALANDO & OLHANDO / 2010


AMIGOS...

A frase que um amigo da Bicicletada Recife resume nossa forma de pensar: NÃO SOMOS ANTI-CARRO, SOMOS É PRÓ-BIKE!

Existem diversas formas de mobilidade, e cada um deve escolher a que for mais adequada ao momento: ir andando, pedalando, de ônibus ou de carro. Mas sempre pensando se dá para não usar o carro!  O que não dá é para levar a vida do automático, e usar o carro até para ir na esquina pegar filme na locadora ou comprar pão.  E claro, não dá para ficar pensando que a bicicleta é solução para 100% das situações.  Fazer compras no mercado dá para vir de bike se for na compra do mês? Em uma grande bike de transporte, dá, mas numa simples MTB não dá!  Mas é necessário TER um carro? Não pode ser um taxi? Pode! Mas o carro está na garagem, porque não usa-lo nestes casos, porque pagar o taxi. E o carro às vezes existe porque existem situações com idosos, crianças de colo, doentes, que precisam ser levados para médicos e outros pequenos problemas, e o carro oferece mais conforto e segurança.  É tudo uma questão de ser racional no uso dos recursos que vc dispõe e das suas necessidades.

Lutar para que as nossas cidades tenham mais respeito ao ciclista, ao idosos, aos cadeirantes e demais deficientes em sua mobilidade não significa deixar de usar o carro. Ele é uma invenção do homem para melhorar a mobilidade em algumas situações e vai continuar sendo usado, se isto se justificar! Mas se não for necessário, a cidade deve dispor de maior infraestrutura para que se possa continuar optando pela bike ou pelo ônibus, etc, sem ficar feito um viciado em gasolina, CO2 e óleo!  O que não dá mais é viver em qualquer cidade onde só se pensa em mobilidade por carros. Onde os sinais de rua são programados para 3 minutos de carros passando e 9 segundos de pessoas atravessando! Onde o espaço público nas ruas é para os carros estacionarem confinando os pedestres em estreitas calçadas.  A sociedade é composta por gente, com e sem carros, e é exigido que  o poder público pense nos demais não-motorizados.

Por isto é que o PEDALANDO & OLHANDO, está aqui, para mostrar o que de certo e errado se faz, e para questionar e discutir soluções adotadas, quem sabe propondo melhores, sendo criticamente construtivo.

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010