25 de outubro de 2010

CICLOVIA DO PAIVA... PELA CONTRAMÃO!


"ENTRADA" da ciclovia da Via Parque, no acesso a Ponte do Paiva.


Amigos...

O Ciclo Adventure passou por uma situação no mínimo inusitada, embaraçosa e perigosa neste domingo (24/10)  ao conduzir um grupo de ciclistas para conhecer a nova ciclovia do Paiva. Para quem não conhece, esta ciclovia atravessa os loteamentos e condomínios da Praia do Paiva, novo ponto dos ricos e famosos. A ciclovia começa ainda do lado de cá da nova Ponte do Paiva, pelo lado esquerdo no rumo sul. Como não existe uma conexão correta da ciclovia com as vias de acesso já existentes, o grupo de ciclistas guiado e apoiado pelo Ciclo Adventure foi constrangido pela gerência do pedágio a retornar e entrar pela contramão no entroncamento antes do pedágio de forma acessar a ciclovia. Nem mesmo a pé, empurrando as bicicletas, foi permitido o acesso dos ciclistas pela via correta. Como organizadores e incentivadores do cicloturismo, existe uma obrigação ética e profissional do Ciclo Adventure de orientar os participantes sobre o respeito as leis de trânsito e o pedalar seguro. Mesmo considerando que todo o emprendimento da Via Parque e da Ponte do Paiva como participante de uma Parceria Público Privada (PPP) estão sobre administração privada,  persiste ainda a obrigação legal de respeito a legislação vigente no país. E isto inclui o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, artigo 58 e seu parágrafo único, como segue:
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.
Sob todo e qualquer ponto de vista, a gerência nunca poderia indicar a contramão a um grupo de ciclistas, exceto se houvesse provido alguma forma de garantir a segurança do grupo. Outrossim, poderia ter liberado o tráfego pela via normal e garantida a rápida passagem do grupo para o acesso a ciclovia. A esta falta de preparo e organização da administração da Via Parque junta-se o problema já relatado da visita do Pedalando & Olhando, que esta é mais uma ciclovia sem conexão com o resto do sistema viário. Na foto acima pode ser vista o começo da ciclovia em uma rua, antes da ponte, quebrada e largada, direto na descida da ponte quando o ciclista volta; o risco de acidentes na descida da ponte que não é sinalizada é grande! A ciclovia não tem continuidade nem no sistema de acesso a Ponte, nem para Barra de Jangada, nem Jaboatão, e do outro lado, não tem continuidade para Xaréu, Itapoama e Cabo. Falta sinalização de fim da ciclovia, falta acabamento e segurança para quem pedala por lá. Como será que os órgãos que liberam as obras de construção civil pública de Jaboatão e Cabo, e o DNIT permitiram este descaso?  Que a concessionária e os poderes públicos se manifestem!

PS:  A Concessionária entrou em contato com o Ciclo Adventure com as seguintes explicações:
  • A ciclovia termina exatamente onde termina a área sob concessão. A partir dali é responsabilidade do poder público concretizar o acesso até a praia.
  • Apesar de não ser responsabilidade dela, a Concessionária irá sinalizar o acesso e procurará uma solução para a entrada na cabeça da ponte.
  • Além disto, irá rever o procedimento e a sinalização, após o pedágio, para garantir que os ciclistas tenham um acesso seguro e pela mão correta até a ciclovia, o mais rápido possível.

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010