3 de outubro de 2010

MÃOS SUJAS... FAZER O QUE?

Sabão em pó puro sem água, tira o grosso da graxa e sujeira.
Sabão em barra, limpa o resto


Amigos...

Não é de hoje que escuto pelas "rodas de bikers" a falta de profissionalismo existente nas oficinas de bicicletas. Com certeza, a grande maioria dos "mecânicos" de bikes aprendeu o ofício na base da transmissão oral de outros "mecânicos", ou na tentativa e erro. Profissionais neste segmento são raríssimos e, creio eu, disputadíssimos entre os atletas e grandes lojas/oficinas. Podemos perceber isto pela rotatividade nas oficinas!

Vamos por partes, esclarecendo primeiro o que chamo de profissionalismo: capacidade de resolver um problema que a bicicleta apresente sem deixar mais dois no rastro. Ou seja, capacidade de PENSAR antes de dizer que resolveu sem ter checado se NÃO apenas resolveu o que foi reclamado, mas se a bicicleta está 100%!

Um exemplo: o pneu fura, você tira, conserta e põe de volta. Sai rodando e percebe que o freio não ficou bem ajustado. Resolve passar numa oficina de sua "confiança" e eles "dizem" que ajustaram. Você começa a rodar e pimba: o freio está ótimo, mas o pneu está raspando no quadro e o câmbio, antes ajustado, te deixa sem corrente porque desindexou na 7ª marcha! Ora, de nada adianta a bicicleta entrar com um problema e sair com 2! Infelizmente com a quantidade de bicicletas "frankestein" (montadas com os critério$$$ do dono!), é impossível um treinamento específico em um dado equipamento ou marca. Mas pelo menos o básico em atendimento ao cliente deveria ser OBRIGATÓRIO. E isto para nem falar na sujeira e desorganização destas oficinas!  É pena que os donos das oficinas não percebam que isto só afasta os clientes.

Quem encher de suportar estes "entendidos", vá na seção de links daqui do blog, setor AJUSTANDO A BIKE e procure a ESCOLA DE BICICLETA. Eles têm tutoriais para tudo, passo a passo, bem iniciante. E se você domina o inglês, o site britânico BIKE TUTOR traz vídeos detalhados. Mão na graxa! Aprender a se virar sozinho pelo menos no básico é uma necessidade. E se você pretende ou gosta de fazer cicloturismo é uma prioridade! Se vocês têm um caso semelhante e algumas idéias sobre o assunto já sabem o que fazer...

COMENTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010