29 de outubro de 2010

O "LUCRO" É SEU, O PREJUÍZO É NOSSO!

Amigos...

O carro tem alguns problemas intrinsecos a sua natureza: ele polui, consome combustível fóssil, ocupa espaço nas ruas, gera engarrafamentos e  muito ruído. Como vantagem, ele transporta mais gente e mais carga simultâneamente, pode oferecer mais conforto ambiental aos seus ocupantes, tem maior autonomia e anda mais rápido.

Analise a natureza destas vantagens e desvantagens.  As vantagens são todas pontuais e localizadas nos donos de cada carro. As desvantagens são todas divididas com a população em geral, com e sem carro!  O "lucro" é seu e o prejuízo é nosso!

Isto não seria nada se fosse apenas um carro. Mas em uma cidade grande, com 1.000.000 de veículos como Recife será em 2012, é muito problema. Pelo mundo a fora pululam os lançamentos de carros elétricos e híbridos (elétricos e a gasolina), uma tentativa de deixar o ar mais limpo. Mas apenas uma fração da eletricidade do mundo vem de fontes de energia limpas, como a eólica, a solar e das marés.  A grande maioria vem das termoelétricas, das usinas nucleares e das hidroelétricas, todas com grandes impactos ambientais.  Então trocar o carro por um elétrico não vai resolver nenhum problema que o carro provoca, exceto talvez o ruído ambiental!

A solução foi inventada a mais de 100 anos: A BICICLETA. Claro que a bicicleta tem também suas vantagens e desvantagens também. Mas combinada com outros modais, como os ônibus e metrôs, e até mesmo com o carro, é uma solução viável para qualquer cidade, basta ver o que está acontecendo com Paris, Milão, Roma, Madrid, Barcelona, Amsterdam, etc. Se não for assim, tem um bocado de gente pelo mundo a fora pisando na bola. Vc acha que isto é possível? Claro que não é! A integração modal cria variadas opções de transporte e só faz a cidade crescer de forma sustentável. Você pode sair de casa de carro até um estacionamento na entrada da cidade e usar uma bicicleta desmontável para fazer o resto do trajeto, evitando o tráfego. Você pode pedalar até uma estação de metrô e deixando a bicicleta em um bicicletário, fazer o resto do trajeto de trem ou de ônibus.

Você tem alternativas! E se elas forem integradas, podem fazer da sua vida uma sucessão de deslocamentos tranquilos e rápidos.As alternativas estão ai, são fáceis e baratas de implantar, mas você quer usa-las?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010