20 de março de 2013

UM BURACÃO OU UMA DECISÃO?

Dê adeus a essa paisagem...
...ao lado do museu, teremos uma praça e por baixo, o BURACÃO DA MADALENA!

Foto: GERO!  [Essa foto é protegida por direitos de autor!]

Amigos...

Esta semana saiu no Jornal do Commércio que vão iniciar as obras para a construção do Túnel da Abolição, parte do complexo viário do Transporte Rápido por Ônibus (TRO, ou BRT em inglês!).  Aplaudo a implantação do BRT, uma alternativa menos onerosa e tão eficiente quanto o metrô, especialmente no Recife que foi quase toda construída sobre uma área de várzea.

Mas não aplaudo a necessidade de se construir um túnel.

O que a cidade precisa é de uma DECISÃO, não de outro BURACÃO!  A decisão por uma cidade mais sustentável, mais humana, mais eficiente.  Os sistemas de transporte públicos no Recife não funcionam direito porque nunca foram tomadas decisões que implicassem em deixar os carros em casa.  Com os ônibus sempre presos no tráfego, entupido de carros particulares, fica impossível contar com eles e a eficiência do meio, desaparece!  Agora falam em rodízio, dias ímpares e dias pares.  Teoricamente funcionaria, mas quem puder, vai comprar outro carro velho com placa diferente da sua, e vai não só continuar enchendo as ruas com o carro, mas com um carro velho, sujeito a quebras e problemas.  Quem não puder comprar outro carro, vai comprar uma moto, ou pior, uma cinquentinha sem placa e sem regras, e jogar por cima do povo!  Resultado disso, nenhum!

Cortar estacionamentos nas ruas do centro da cidade, permanentemente.  Extinguir a zona azul no centro, permanentemente.  Fechar ruas e avenidas ao tráfego de carros, permanentemente.  Vigiar e multar pesadamente quem estacionar em local proibido ou quem ousar usar a "maldição do pisca-alerta" falso para parar e ficar esperando. Permanentemente!  Isso seriam procedimentos reais para melhorar o tráfego dos ônibus.  Isso e um pouco de tecnologia aplicada resolveria os cruzamentos, melhoraria a fluidez, reduziria os engarrafamentos e o estresse dos motorizados.

E claro, abriria muito mais espaço para nós, ciclistas!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010