Amigos...
Recife tem as melhores condições naturais para um ciclista. Com apenas alguns morros na zona norte, é uma cidade praticamente plana. A geografia é auxiliada por uma urbanização simples, estruturada em ruas e avenidas cortadas por outras ruas e avenidas, com esquinas e muitos quarteirões. O clima é tropical, quente boa parte do ano e com boa umidade. O sol é forte, e as chuvas, no período de inverno, também. Por vezes, acontecem alagamentos e formação de poças grandes de água de chuva, muito devido ao fato de ser uma cidade praticamente ao nível do mar. Quando a maré está cheia e chove forte, a água não tem para onde escoar. Mas é um problema menor.
Acontece também que Recife tem a pior infraestrutura para o ciclista.
O asfalto da cidade é da pior qualidade e muitas ruas em bairros perto do centro ainda precisam ser asfaltadas. Muitas ruas são calçadas com paralelepípedo, um péssimo piso para ciclistas. Outras, em especial grandes avenidas, são feitas de placas de concreto. Economicamente podem ser ótimas se bem feitas, mas que com o passar do tempo assentadas em terreno originalmente pantanoso, assentam de forma irregular, ficando mais alta em uma das pontas. Péssimo pedalar nelas assim, como na av. Norte ou na Imbiribeira. Ínfimo problema para os carros. Muitos problemas para nós!
A sinalização da cidade também é muito deficiente, as ruas e avenidas não têm placas com nome, os sinais de pedestres costumam ser acertados para 9 segundos, tempo suficiente para uma pessoa adulta, nova e em boas condições físicas. E quando são idosos, cegos ou cadeirantes? Muitas áreas públicas carecem de uma sinalização mais efetiva. Muitas travessias de pedestres são mau sinalizadas, muitas ruas são de duplo sentido quando só deveriam ser de sentido único. Parece que o papel normativo, preventivo e racional da CTTU sumiu. Só tem espaço para o papel punitivo. Pensam apenas no tráfego de veículos, esquecendo que pedestres, ciclistas e pessoas com capacidades físicas reduzidas também são cidadãos, também pagam impostos, também vivem aqui!
A fiscalização da prefeitura é altamente ineficiente. Muitos proprietários de negócios acham que por isto podem deixar seus clientes usarem a calçada como estacionamento, porque não serão multados e não precisarão investir em espaço para estacionamento regular. As calçadas viraram terra de ninguém, prejudicando cadeirantes e pedestres. Indiretamente, nós ciclistas é que temos que nos “virar nos 30” para evitar os pedestres que expulsos por estes estacionamentos irregulares, passam a via pública, oferecendo risco para ambos!
As linhas de ônibus são relativamente bem posicionadas, mas tem muitas linhas passando na mesma via. Penso que um processo de integração mais efetivo seria mais interessante, evitando tantos PE-15 vazios e tantos CDU lotados! Menos linhas mas com mesmo número de ônibus, bem entendido, ou mais. Organiza-los melhor poderia reduzir o risco para nós ciclistas, melhorar o desempenho do transporte público, atrair mais usuários e esvaziar a rua de carros. Curitiba que o diga!
Finalmente, o mais importante, Recife apesar de ter uma enorme massa de ciclistas, pessoas de todas as faixas etárias, mas que em geral, são das camadas mais necessitadas da sociedade, não tem políticas públicas para incentivar e promover uma integração maior dos ciclistas ao tráfego. Estas pessoas são tratadas como uma subcultura, pessoas que perturbam o tráfego “normal” dos carros. Não são vistos como expoentes de uma nova classe de pessoas, que movimenta-se sem poluir, sem sujar o ar, com o mínimo de desperdício de energia. São tratados como subgente.
COMENTEM!
Olá, Rogério. Do meu ponto de vista o Recife tem evoluído a olhos vistos como cidade. Há muitos problemas, é óbvio, é uma metrópole e toda ela tem problemas.
ResponderExcluirClaro que quando olhamos sob uma única ótica todos os problemas se multiplicam. O piso de paralelepípedo do qual você reclama é ecologicamente mais correto que o asfalto, por exemplo e é obrigatório em alguns pontos da cidade (principalmente os históricos - por conta de preservação e isso é determinado pelo IPHAN).
A sinalização das ruas do Recife tem se modernizado e crescido exponencialmente no último ano. A CTTU é de fato, quase que exclusivamente, uma máquina de multas, mas a sinalização está sendo feita de forma bastante eficiente.
A fiscalização expontânea da DIRCON e da CTTU(em relação à ocupação de calçadas)realmente é dificitária, mas funciona direitinho se houver denúncia. Portanto, mais uma vez, a cooperação do cidadão faz a diferença. E é nosso papel sim contribuir para a melhoria da nossa cidade.
Enfim, acho importante levantarmos a bandeira da resolução, porque só reclamar não ajuda e desmotiva.
Abraços,
Eu sei e respeito a questão do uso do paralelepípedo, sei de sua obrigatoriedade em função da história. Mesmo assim, é ruim para os ciclistas. Este post é de junho do ano passado, logo depois começaram a ressinalizar a cidade. Idem com os novos corredores de ônibus, por enquanto no papel. Quanto a ocupação das calçadas, eu imagino que todos aqueles camelôs do centro já tenham sido denunciados várias vezes. Não creio que adiante isto apenas. Da minha forma de ver, as soluções são legais, precisam de amparo da lei. Ando muito a pé e observo o que acontece com as calçadas de clinicas, mercadinhos, padarias. Todas transformam a calçada em parte do estacionamento. E alguém aprovou o projeto para conseguir o alvará na Prefeitura?! Como isto passa?!? E não é de hoje!!!
ResponderExcluirMostrar os erros da administração, criticar, tb é válido. E vc está pegando o bonde andando. Se vc der uma boa olhada em quase 500 posts que existem por aqui, verá dúzias de idéias e soluções postadas. Neste blog, acredito em resolver problemas! E como se resolver sem saber que eles existem! Eles não me desmotivam, pelo contrário, me energizam!
Não leve para o lado pessoal. Quem critica pode ser criticado. Só tentei levantar o outro lado... o que questionei no seu discurso não foi o levante dos problemas, mas a afirmação implícita (ou explícita) de que o poder público não funciona de forma nenhuma. Se você fizer uma reflexão séria, entenderá que além de (extremamente) exagerada esta afirmação é mentirosa e injusta. Antes de que você fique mais irritado, já afirmo que não o chamei de mentiroso. Pelo contrário! Boa parte do seu discurso é pertinente. Só chamo a à tona a sua responsabilidade de formador de opinião (como você mesmo se denomina em outro post) porque repetir esses mantras (de que todo político é corrupto, de que a prefeitura não faz nada, de que a polícia é completamente ineficaz, entre outros) parecem coisas bobas, mas formam opiniões de verdade e em vez de construir um mundo melhor desmotiva as pessoas (ótimo que a você não, mas você é um formador de opinião e não faz parte da massa). E essa repetição em vez de criar cidadãos indignados, forma pessoas anestesiadas, que acham que tudo é assim mesmo e sempre será.
ResponderExcluirE, de fato, entrei no blog e achei este post interessante e resolvi comentar. Não vi a data e muita coisa mudou de lá pra cá, mas também não vi (até agora) nenhum post elogiando a nova sinalização. Estou lendo aos poucos os posts anteriores e estou gostando bastante do blog.
Só pra não deixar o debate no ar: após denúncia a DIRCON e a CTTU funcionam sim. O problema é que é um trabalho sem fim (como a verredura das ruas do centro). Desfazer o uso irregular do solo é temporário. Retira-se o problema e ele volta... E use um pouco a imaginação que voccê logo verá que não há como vencer essa batalha desse jeito nem em curto prazo. Não é fiscalização que resolve o problema definitivamente, é educação. Enfim, é um processo de amadurecimento lento e constante da cidade e dos seus cidadãos.
Continue firme e forte demonstrando sua opinião. Quem sabe não visite o blog algum empresário que invada a calçada e se sinta tocado pela razão. É engraçado que muita gente acha mesmo que pode usar sua calçada como quiser... nem é por mal. E às vezes é.