20 de junho de 2009

RESPEITO AS LEIS: NECESSÁRIO OU SUFICIENTE?



Amigos...

Hoje resolvi pedalar e olhar as pessoas que pedalam, e ao fazer isto, também olhar para meu próprio umbigo, para as minhas próprias ações como ciclista. Muitos motoristas reclamam dos ciclistas que não respeitam as leis de trânsito, portanto, hoje eu resolvi ser 100% correto na minha pedalada pela cidade. Digo isto, porque sou um dos que acreditam que é ao pedalar, algumas regras do trânsito que aplicamos aos carros não podem ser integralmente seguidas pelos ciclistas. Em geral uns 80-85% podem e devem. Mas por outro lado, como a infraestrutura das nossas cidades não leva em conta os seus ciclistas, em muitas situações, o ciclista precisa agir como se pedestre fosse, mesmo sendo veículo.

Deixe ver alguns exemplos práticos.
  • Sinal vermelho, rua de pouco movimento, sábado de manhã. O correto, esperar para o sinal ficar verde para passar. É o que deve ser feito. Porém dependendo dos rumos do tráfego, é mais seguro para o ciclista passar quando a situação permite, eventualmente até quando está na hora dos pedestres atravessarem, simplesmente porque é mais seguro. Fazendo com cuidado, nem pedestres são incomodados, nem o ciclista corre perigo, nem os motoristas enchem o saco.
  • Ruas de alto nível de movimento de ônibus e carros, e pela qual você precisa pedalar por 2 ou 3 quarteirões neste tráfego. A norma manda pedalar pela direita, um metro do meio fio. Mas o risco é enorme. Muito mais fácil pedalar por uma paralela de baixo movimento, na contramão, e bem devagar. É mais seguro para o ciclista, mas ele também precisa estar atento aos pedestres que consideram aquela rua com tráfego apenas vindo e não indo.
  • Veículos estacionados dos dois lados da pista criando um gargalo no tráfego. Pare e espere que o tráfego diminua para passar, é o que manda o manual. Caso o fluxo seja constante, não hesite, pedale pelo meio da faixa dos carros, ocupando um espaço físico como um carro, até passar pelo gargalo. Procure ser o mais visível e rápido possível, para que os motoristas o considerem como um veículo que também tem a necessidade de passar no gargalo. Uma atitude tranquila e segura é necessária. Parecer tímido ou passar pelos cantos abre espaço para o carro mostrar-se ousado e tentar passar ao mesmo tempo, arriscando um grave acidente.
  • Você precisa atravessar um grande viaduto, com uma bifurcação na saída. Recomenda-se esperar o tráfego diminuir, descer pelo meio da faixa de baixa velocidade, sinalizar com o braço para que os motoristas o vejam bem claramente e procurar sair da frente deles o mais rápido possível. Parar, esperar no meio que o tráfego todo passe, nem sempre vai funcionar, depende do volume de tráfego. Novamente, uma atitude segura e tranquila vai mostrar que você é responsável e que está no tráfego como eles. Não brigue com os carros. Apenas esteja certo e seguro do que faz antes de fazer!
Sei que existem diversas outras situações. Portanto, contem suas experiências, usem os comentários como seu canal de comunicação!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010