10 de junho de 2009

CAPACETE... É USAR OU MORRER!


Amigos...

Em Recife, tem crescido o número de empresas que dedicam-se a entregas diversas usando bicicletas de carga. Várias eu já observei adotam o capacete para seus entregadores e os obrigam mesmo a usa-lo. Já vi também vários com o capacete em cima das mercadorias que estão sendo entregues, enquanto na cabeça eles usam bonés!

Como todo EPI, equipamento de proteção individual, o capacete é uma peça necessária. Nos meus tempos de indústria, vi vários serem salvos de acidentes graves por conta do capacete. Como nossa cidade é quente, muitos alegam que usar o capacete é muito ruim. Mesmo assim, é um item extremamente necessário.

Pesquisas mostram que um acidente em baixa velocidade, cerca de 20km/h, normal em uma bicicleta, o ciclista corre um risco de morte de 10%! Este risco triplica em velocidades de apenas 40 km/h! Um acidente a 30 km/h equivale a uma queda do primeiro andar, 3,5 metros de altura. Se em pé você até aguentar uma queda assim, com a cabeça desprotegida, com certeza não! Agora imaginem se acontecer uma batida contra um veículo a 40 ou 50 km/h apenas. O impacto de um carro a 40km/h em um ciclista PARADO, o lançaria um ciclista de 90kg com sua bicicleta a mais de 20km/h aproximadamente. Caso o mesmo ciclista estivesse se movendo a 20km/h e sofresse um impacto direto de um veículo a 40km/h em sentido contrário, o impacto seria o equivalente a 60km/h e o ciclista seria arremessado a quase 30km/h, sem defesa alguma exceto o capacete.

Vale a pena morrer para deixar a cabeça um pouco mais fria?

COMENTEM!

Um comentário:

  1. Caro Rogério:
    Só acredito em capacete completo (tipo moto). Os de bicicleta não protegem a base do crânio. Além do mais raramente ultrapasso 30 km/h (sou ciclista urbano e não de corrida). Prefiro encarar o uso da bicicleta o mais "normal" possível, com roupas normais, calçados normais (ou mesmo descalço) etc. Acredito que a bicicleta deva apenas ser uma extensão de mim.
    Forte abraço

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010