5 de junho de 2009

SONO...MUITO SONO... TALVEZ!


Amigos...

Dentre as coisas que precisamos fazer sempre está dormir. O sono é imprescindível para a recuperação do organismo. Dormir ajuda as células musculares a recuperar-se, repõe as energias mentais e alivia o stress. Claro que tudo isto se não for dormir demais ou de menos. Como tudo na vida, o caminho da moderação é o mais indicado.

Sono não se recupera, portanto nem adianta dormir 10 horas no domingo para tentar recuperar o sono da semana. Os especialistas aconselham a dormir e acordar sempre no mesmo horário como forma de manter um bom regime de sono.

O ambiente é outro ponto importante. Muita gente gosta de dormir no ar condicionado ou com temperaturas mais baixas, como numa noite de chuva no inverno. Outros já preferem que o local esteja na temperatura normal da noite e madrugada, acordando disposto quando o dia nasce trazendo o calor do sol. Isto é pessoal. Mais importante que isto talvez seja o silêncio do ambiente e o conforto da cama. Buscar condições ótimas para tanto, evitando ler, assistir TV ou conversar muito sobre a cama. A cama boa é a confortável, que permita que vc levante bem, sem dores, sem cansaço. Uma coisa que é relegada ao segundo plano é o ritual de preparar-se para dormir. Tem que só durma depois de um banho frio. Ou quente. Tem quem precise do copo de leite. Ou água. O importante é que ter este ritual e a atenção aos detalhes anteriores ajudam o corpo a desenvolver um ritmo, um ciclo de sono e vigília. E manter este ritmo ajuda em todas as etapas da vida.

E para que vai a aventuras e passeios de bicicleta, dormir bem na noite que antecede este passeio é fundamental. Procurar ter todas as horas de sono necessárias, dormindo mais cedo se for o caso.

COMENTEM!

Um comentário:

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010