Nem que fosse de encomenda poderia acontecer tamanha coincidência: HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA e acabo de descobrir que é também o DIA NACIONAL DO CICLISTA! Hoje é quase o aniversário deste BLOG! É para Pedalar e Olhar (Fotografando tudo, claro!) que este blog foi montado!
A seguir o DECRETO que criou a data nacional do Ciclista!
PROJETO DE LEI ORIGINAL Nº 832, DE 2007-------------------
Cria o Dia Nacional do Ciclista.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional do Ciclista, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de Agosto.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificação
Este projeto de lei objetiva criar o Dia Nacional do Ciclista, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de Agosto. Nesse dia, em 2006, um estudante de biologia prestes a se graduar, Pedro Davison, foi alvejado e morto em pleno Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Pedro Davison tornou-se vítima fatal de um motorista que transgrediu os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro. Motorista que atropelou Pedro Davison em faixa proibida a circulação de veículos automotores e que, ao chocar-se com a bicicleta de Pedro por trás, não deu assistência à vítima e fugiu. E fugiu porque sua carteira de habilitação estava vencida. Pedro Davison foi mais uma vítima do caos que tipifica o trânsito nas ruas e nas rodovias brasileiras. O acidente em que Pedro Davison foi morto repete se, à exaustão, nas vias de rolamento do País. Motoristas transgressores, que dirigem alcoolizados e em velocidade excessiva, matam pessoas, infelicitam famílias e geram prejuízos milionários à Nação.
No Brasil, apesar da violência do trânsito, existem cerca de 50 milhões de bicicletas. Essa frota é utilizada, em sua esmagadora maioria, por operários, que dependem da bicicleta para ir trabalhar e ao lar retornar. E que, ao rodarem em média 50 minutos a cada dia da semana, correm imensos riscos de serem vitimados, de morrerem. A esta Casa submeti, na primeira semana desta Legislatura, o Projeto de Lei nº 74/2007, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para nele introduzir a figura do crime doloso cometido por motoristas transgressores contra ciclistas e pedestres. Agora, proponho a meus Nobres Pares a criação do Dia Nacional do Ciclista, com o objetivo de, na data sugerida, incentivarmos a população brasileira a praticar uma reflexão sobre os problemas do trânsito e sobre a conveniência de nos debruçarmos sobre a necessidade de pavimentarmos uma política de trânsito que configure, na realidade, uma política de Estado voltada para garantir, a todos, efetiva Mobilidade Social. E garantir Mobilidade Social implica, antes e acima de tudo, assegurar às pessoas a condição concreta de realizar a opção pelo transporte alternativo por intermédio da bicicleta, o que contribuirá, decisivamente, não apenas para reordenar o trânsito, harmonizando-o. Mas, também, para reduzir a emissão de monóxido de carbono e reduzir o índice de doenças crônicodegenerativas.
Sala das Sessões, 25 de abril de 2007. – Deputada
Solange Amaral, DEM – RJ.
(À Comissão de Educação, Cultura e Esporte.)
É FOTOGRAFAR E PEDALAR PARA O ABRAÇO!
COMENTEM!!!
Grande Solange Amaral, que a comunidade ciclista do Brasil ofereça um bicicleta a essa senhora deputada, pois bem merece...
ResponderExcluirFilipe... e acho que ela deve estar precisando de uma mesmo. No site dela http://www.solangeamaral.com.br ela parece ligeiramente acima do peso e cansada. Mas também com tanta pilantragem que tem em Brasília, o stress deve matar um! Basta ver as fotos dos nossos políticos antes e depois do mandato! Vamos lançar a campanha PEDALA, DONA SOLANGE, PEDALA! ... hehehehe
ResponderExcluir