Tenho escrito sobre a falta de compromisso, vontade política e outros males que têm sido barreira para fazer as necessárias mudanças nas ruas do Recife para adequa-las ao uso das bicicletas. Isto vai se tornar bem óbvio agora!
--------------------
Notícia do site COPEHAGENIZE.COM--------------------
SUPERCICLOVIAS EXPRESSAS EM COPENHAGEN
A cidade de Copenhagen (Dinamarca) está planejando expandir a já existente rede de ciclovias estendendo-a para os suburbios da cidade. Uma rede de 13 rotas de alta qualidade - superciclovias expressas - totalmente dedicadas as pessoas que optam pela bicicleta como meio de transporte será criada para estimular que mais e mais pessoas optem por pedalar para o trabalho.
Cerca de 55% dos cidadãos da área central da cidade e 37% dos que moram na Grande Copenhagen pedalam diariamente. Estes cidadãos percorrem menos de 10km para o trabalho. Muitos que moram fora do Centro por dispor de um eficiente sistema de transporte público, não usam a bicicleta porque os trajetos são maiores, entre 7 e 15km. Para incluir estas pessoas como usuários das bicicletas é que o novo plano de superciclovias expressas foi concebido.
Cerca de 100.000 pessoas hoje circulam para dentro e para fora da cidade de Copenhagen, com 15.000 delas fazendo isto de bicicleta. Os outros 85.000 o fazem de ônibus, carro ou trem, e são o maior alvo deste projeto.
As rotas aproveitarão parte da infraestrutura de ciclovias já existentes, com várias melhoras:
* Superfície plana, suave, livre de folhas, neve e gelo.
* Serão tão diretas quanto o possível, sem retornos.
* Serão visualmente homogêneas, sinalizadas e pintadas de azul nas grandes intersecções.
* Terão estações de serviço para bicicletas, com ar e ferramentas ao longo das rotas.
* Possibilidade de manter alta velocidade com suficiente largura para não incomodar outros ciclistas.
* Prioridade de cruzamento de vias, de forma rápida e segura.
* Onda verde para ciclistas em setores com muitos sinais de cruzamento. Mantenha 20 km/h e você passa por todos os sinais verdes. [AQUI EU BABEI!!!]
As novas rotas vão custar cerca de R$ 90 milhões porque aproveitam parte da estrutura já pronta. Se fossem construídas do zero, custariam até 6x mais. Outras cidades na Dinamarca também têm projetos similares.
E a gente ficaria feliz se a PCR conseguisse manter os 20km de ciclovias precariamente existentes. Precisamos é de melhores políticos. Políticos comprometidos com a grande parte da população que não tem carro, que não tem grana para o ônibus. Precisamos de políticos sérios, gente dedicada a sua comunidade, as pessoas comuns que vivem e precisam. Enquanto tivermos SARNEYS, RENANS, COLLORS e outras entidades no poder, só vamos ter é dor de cabeça e azia!
COMENTEM!!!
Original: COPENHAGENIZE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!