Existe uma grande variedade de tipos de travas disponíveis no mercado contra todo tipo de ladrão. Mas qual a melhor?
Existem basicamente 3 grandes tipos de travas:
- COM CABOS DE AÇO, CORRENTES, E AS ARMADURAS DE AÇO COM CABO POR DENTRO [PRIMEIRA PARTE]
- AS TRAVAS-D OU TRAVAS-U [na SEGUNDA PARTE deste post]
- OS IMOBILIZADORES [também na SEGUNDA PARTE]
Primeiro vamos avaliar os inimigos, os ladrões. Este post foi baseado numa versão inglesa, mas adaptado a nossa realidade.
A grande maioria dos ladrões de bicicletas na Inglaterra é de oportunistas. Creio que aqui também! Ele vê uma bicicleta estacionada sem trava ou com trava vagabunda, avalia o risco, e pega ela porque é fácil. Isto acontece quando o ciclista dá aquela paradinha rápida na loja de conveniência por alguns minutos e pela preguiça não trava a mesma. Infelizmente, o ladrão só precisa de alguns segundos para levar a bicicleta que não esteja travada. Evitar isto só prendendo a bicicleta. E não serve amarra-la em qualquer lugar, porque aqueles dois minutinhos podem virar 5 e isto pode dar ainda mais tempo ao ladrão para cortar a sua corrente! Também existem muitos ladrões que furtam as bicicletas das casas dos donos, do quintal ou garagem. Em alguns casos, os ladrões são mais bem equipados e são menos oportunistas, planejando suas ações. E isto isto exige que sejam tomadas outras formas de prevenção. | Estes são alguns equipamentos usados pelos ladrões. Observe que o alicate maior não é nada discreto. Se para romper a sua trava for necessário um destes, com certeza o ladrão vai precisar de mais tempo e de ambiente mais discreto para conseguir roubar sua bike! |
TRAVAS COM CABOS DE AÇO, CORRENTES, E OS CABOS DE AÇO COM ARMADURA EXTERNA
POR DENTRO DOS CABOS!
Os melhores modelos são os vários cabos individuais são enrrolados entre si e com outros cabos assim compostos. É um cabo grosso feito de muitos cabos médios compostos de muitos cabos finos. Isto os torna muito difíceis de cortar com alicates comuns, exigindo alicates de pressão muito grandes e que chamam a atenção ao serem portados pelas ruas. As travas mais baratas deste tipo são feitas com menos cabos e são mais fáceis de cortar rapidamente. Veja a ilustração a seguir.
As travas de cabo têm a vantagem da flexibilidade. Eles são mais fáceis de serem enrroladas em outras partes da bicicleta e são mais leves, e mesmo com 1,8m de comprimento, podem ser enrrolados em si mesmo, fazendo um pacote relativamente pequeno. A maior segurança, no entanto, exige um cabo grosso que contém muitos cabos médios compostos com ainda muitos mais cabos finos. Cabos de 8 a 10 mm são os mais indicados, mas não confie SOMENTE neles para deixar sua bicicleta em local aberto durante uma noite toda!
CORRENTES
As travas com correntes são mais flexíveis mas, em geral, mais pesadas e, portanto, mais curtas que as travas de cabo. A resistência da corrente é derivada do tipo de aço usado e do espaço livre entre os elos. Elas resistem bem a forças de tração, mas podem ser quebradas por torção dentro de um elo. Se duas alavancas puderem ser inseridas em um elo, a força para romper a solda por torção em direções opostas é bem menor que a força total para romper o a corrente por tração direta. Então prefira as correntes com elos mais justos, com menos espaço entre si e de aço endurecido, mais difícil de romper.
Correntes são mais seguras que cabos para períodos longos, mas são muito mais pesadas. Sugerida para amarrar sua bicicleta em casa ou na garagem, se exposta.
CABOS DE AÇO COM ARMADURA EXTERNA
São essencialmente cabos de aço cobertos com uma sequência de anéis de aço articulados. O cabo não é visível. Os anéis são independentes e se encaixam um no outro, girando se o corte for tentado. São mais seguros que os cabos, mas são muito mais pesados, menos flexíveis e mais curtos. Indicados para amarrar a sua bicicleta na sua casa ou garagem, se ela estiver exposta.
CHAVE OU COMBINAÇÃO
Nenhum das 3 formas acima é completa sem algum tipo de mecanismo de trava para fechar o laço do cabo, corrente ou cabo armado. Em geral, são presos fixamente em um dos lados e o outro é retido pelo mecanismo de trava. Correntes também podem ser fechadas com cadeados comuns. A trava pode ter chave normal, chave especial ou uma trava de segredo. Travas de melhor qualidade têm chaves especiais, de corpo redondo. Mas atenção deve ser dada que nem toda chave redonda é de boa qualidade e algumas podem ser facilmente rompidas. Chaves de segredo são mais fáceis de manter, não precisam tanto de lubrificação como as de chave normal, mas são menos seguras.
COMENTEM!!!
Original de onde adaptei o conteúdo: Bicycle Locks - Lock it or lose it!
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