Amigos...
Tenho escutado várias pessoas de diversas categorias falando quão péssimo ficou a transformação da Av.Conde da Boa Vista em parte do CORREDOR LESTE-OESTE. Eu não concordo com a maioria das observações porque meu foco não é permitir o tráfego de carros. Muita gente começa a perceber que a quantidade de veículos que circula na cidade tem crescido assustadoramente e que a cidade não tem como oferecer mais espaço para que cada cidadão use seu carro particular.
Isto leva a uma conclusão imediata: uma hora, uma grande maioria da sociedade deverá ir ao Centro de ônibus. Ou de bicicleta, mas isto são outros quinhentos! O mundo inteiro reconhece a contribuição do sistema de transporte rápido por ônibus de Curitiba, onde canaletas e estações de alimentação fazem com que mais de 70% da população utilize o sistema com grande satisfação. Políticos de muitas cidades do mundo visitam Curitiba para conhecer o sistema e até os nossos pensam em fazer um igual por cima da Agamenon Magalhães, interligando a Zona Norte ao SEI - Sistema Estrutural Integrado!
Ai apareceu um CABRA MACHO, chamado João Paulo, prefeito da cidade e "peitou" o problema. Reformou a Avenida Conde da Boa Vista, incluiu parada elevadas para acesso aos ônibus, montou a idéia geral do corredor inclusive conjugado com a Av. Caxangá, onde já existiam canaletas desde os anos 80 (eu acho!)... Digo CABRA MACHO, porque não tem muita gente disposta a enfrentar os nossos "poderosos comodistas" que acham que o direito constitucional de ir e vir dele está acima dos outros, e que inclui o carro dele! Abrir mão do carro? NUNCA!...
Observe que eu não sou político. Eu apenas enxergo! Nem morava aqui quando João Paulo fez o que fez. Hoje vejo que ele chegou onde podia, pena que não foi tudo o que era necessário. O CORREDOR LESTE-OESTE está implantado pela metade. E eu listo aqui algumas deficiências dele:
- AINDA PERMITEM CARROS PARTICULARES NA CD.DA B.VISTA! Estes deviam ter sido completamente BANIDOS de trafegar por ela. Ali só ônibus, taxis e bicicletas. Carroças e carrinhos de entrega nem pensar!
- E COMO TEM LINHAS DE ÔNIBUS! Já era tempo de CORTAR as linhas todas e deixar apenas uma ou duas linhas servindo o corredor para o Centro e conectando com a região do Derby e Parque Amorim, para integração. Se menos linhas usassem o corredor, teríamos um controle mais fácil da linha, como se fosse um metrô de superfície. E não teríamos engarrafamento de ônibus no centro, teríamos menos problemas em atravessar a Conde da Boa Vista e teríamos menos poluição derivada dos ônibus.
- E A CARLOS DE LIMA CAVALCANTI FAZ PARTE DO CORREDOR? Acho que não. Porque nos horários de pico, esta rua que conecta a Conde da Boa Vista com o Derby e o resto do Corredor, engarrafa que é uma beleza! Impossível fazer o fluxo fluir sem alargar esta via ou pelo menos colocar faixas exclusivas nela também como foi feito com a Benfica! E sem carros no corredor, a via seria uma expressa de verdade!
- E COMO CRUZAMOS A AGAMENON? Sim, porque esta aí é um gargalo monstruoso. Por um túnel, vai ser difícil, ia viver alagado no inverno! O certo seria passar por um viaduto, sobre a Agamenon. Aliás, também o futuro Corredor Norte-Sul por cima da Agamenon também terá de ser elevado, tipo Minhocão, porque senão, que diacho de corredor será este cheio de sinais de tráfego.
- O DERBY ATÉ QUE FICOU BONZINHO! Mas isto ainda não é ÓTIMO. A via que liga o Derby com a Benfica ainda divide o espaço com automóveis. Esta via também devia ser exclusiva e sem carros ou taxis, fazer os ônibus rodarem ainda mais rápido.
É isto, ou vamos a pé que vai ser mais rápido!
COMENTEM!!!
Olá,
ResponderExcluirrealmente foi louvável o conceito usado na Av. Conde da Boa Vista que prioriza o transporte público. mas acho q foi mal planejado no que diz respeito a locação e as dimensoes das paradas de onibus. Estas são pequenas para a demanda de usuários.
Joao Paulo foi um prefeito raçudo mesmo. outra contribuição de sua gestão à mobilidade da cidade foi a retirada e regulamentação das vans que faziam o transporte 'clandestino' na cidade.
Thatiane Bayer
24 de setembro de 2010 06:44