A cidade de San Sebastian, no País Basco, Espanha, inaugurou o mais longo TÚNEL PARA BICICLETAS do mundo, que tem cerca de 2 km de comprimento e liga dois bairros da periferia da cidade. A prefeitura de lá o realizou para estimular o uso da bicicleta pelos cidadãos e gastou para isto cerca de 3,7 MILHÕES DE DÓLARES (cerca de 7 milhões de reais!). Abaixo algumas fotos do mesmo. Observem que não é um "armengue". É um túnel moderno, bem sinalizado, bem iluminado e bem vigiado. E isto numa cidade com cerca de 108 mil habitantes. Foi lançada pelo prefeito de lá como sendo um "símbolo de progresso, sustentabilidade e saúde individual". E isto em um dos países que menos anda de bicicleta na Europa, apenas 27km em média (compare com os 954km rodados em média pelos dinamarqueses em 2006!).
Fotos: Michelena, do Diario Vasco
Outras cidades do mundo investem em projetos similares de túneis, ciclovias, e faixas compartilhadas para favorecer o trânsito das bicicletas. São cidades do "primeiro mundo", que como alguns dos nossos políticos alardeiam, já pertencemos. Os políticos e cidadãos destas cidades já perceberam que existe um problema sem tamanho na cultura do automóvel como única forma de movimentar-se pelas cidades. É uma cultura nefasta dado ao consumo de derivados do petróleo, fortemente poluentes, geradores de gases do efeito estufa. Construir um carro também consome muitos recursos naturais, gera muitos rejeitos e só suja o nosso já sujissimo meio ambiente. Usá-lo, então, é péssimo. Usá-lo sózinho e sem um EXCELENTE MOTIVO, devia ser considerado CRIME!
Apesar do alarde dos nossos políticos, continuamos sendo um país de terceiro mundo, incapaz de tomar decisões corretas pensando em nosso povo, no seu futuro, na sua saúde, e no resto do mundo ao qual também pertencemos. Nossa cidade, muito maior que San Sebastian, com muito mais dinheiro para jogar fora (haja visto o atual escândalo do lixo cuja coleta ficará em 580 milhões de reais), recusa-se a manter os parcos, míseros, paupérrimos 25 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, gastando provavelmente uma fração do que gastou San Sebastian em seu túnel. E isto numa cidade com quase 2 milhões de habitantes, muito mais bicicletas que carros e em que os maiores usuários são justamente os mais necessitados, os que mais precisam de uma política cicloviária decente.
Em muito, Recife e Pernambuco, com seus "políticos", está agindo como os políticos de São Paulo, que ultimamente têm feito vários projetos e obras beneficiando a "carrocracia", a ditadura do automóvel, apesar dos protestos sobre a destruição do pouco verde que aquela cidade tem para ampliar as marginais e facilitar o trânsito dos carros em ano eleitoral (porque logo depois, as novas vias vão ficar saturadas e os engarrafamentos voltarão!).
É uma pena. Vivemos seguindo os outros. Podíamos pelo menos aprender a seguir quem está fazendo direito!
COMENTEM!!!
Fotos e notícia extraídos de Copenhagenize.com
Aproveitando a deixa vou transcrever trecho de uma conversa que tive com minha irmã ontem; para situá-los no tempoe no espaço moramos no Janga e ela trabalha no Hospital da Aeronáutica em Piedade:
ResponderExcluirELA - Se eu não perdesse tanto tempo no trânsito, eu bem que fazia uma academia.
EU - Pq tu não vai de bike? Eu que nunca mais tinha pedalado fui na casa de Carol (minha namorada em Candeias 38,5km) sábado na manha em 2 horas e 30 min.
ELA - Vc é louco meu filho, Deus me livre é muito perigoso.
EU - (eu pensando cá comigo... realmente mas... pra não mostrar fraqueza, emendei) então espera pra daqui a 3 anos qdo tu não conseguir mais andar de carro que vai ficar mais seguro pra andar de bike.
Esse "papo" demonstra bem o quão árdua é a missão de ser pioneiro neste estilo de vida pedalante. e Também o quanto é difícil convencer (memo os esclarecidos)a abandonar a "segurança" de um carro.
No mais é manter a postura de forma crescente... pedalar "diCUMforça" pra quando o trânsito PARAR a gente prosseguir!!!
Abração.
Almir... tem algum tempo que percebi que o problema está mais em nós que nos outros. Adoraríamos que tudo de bom para nós e para a forma como pensamos deveria ser a nossa sociedade, acontecesse do dia para a noite. Não foi assim que a sociedade do automóvel chegou ao que é hoje. Não foi assim com nada. Tudo faz parte de processos lentos, graduais, metódicos. Usar a bicicleta como transporte, também vai ser assim. Temos apenas a noção concreta ou o sexto sentido de que é o caminho certo, único talvez. É esta intuição que nos remete a este trabalho lento e contínuo. O bom é que tanta coisa nos ajuda: guerras no oriente, preços do petróleo, aquecimento global... basta a gente esperar! Uma idéia que você pode usar é convidar sua irmã para um passeio de bicicleta com vc. Não faça nada complicado, mas anote a distância e o tempo... não force a barra, não corra, apenas passeie... vão no Bompreço, vão tomar um sorvete no Bacana... mostre a ela como se pedala legal... não faça campanha, desfrute e deixe ela desfrutar do passeio tb. Nada como um bom exemplo, gradativamente repetido para qualquer um descobrir as vantagens que já percebemos! Boa sorte!
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