16 de setembro de 2009

CORREDOR NORTE-SUL


Amigos...

Hoje, 16/9, na Câmara Municipal do Recife, está em discussão o Projeto de Construção do Corredor Norte-Sul. Pelo que já vi do projeto pode ser algo parecido com o corredor Leste-Oeste, como na Avenida Conde da Boa Vista, só que correndo por cima do canal da Av. Agamenon Magalhães ou ainda em canaletas no centro dela. Mas também já ouvi falar em VLT, veículos leves sobre trilhos. E já ouvi falar de uma superestação no Derby, no cruzamento dos dois corredores. Enfim, já ouvi foi coisa demais. É parecido com esta tal CIDADE DA COPA. Recife tem 3 estádios, que eu saiba, todos "marromenos"... Porque ao invés de investir milhões para fazer mais um, não investe em reformar o ARRUDA e seu entorno. A população da área iria agradecer a limpeza e urbanização da área, uma boa reforma no asqueroso canal do Arruda, melhora no tráfego, urbanização e socialização das favelas. Alguém tá ganhando nisto! Mas cá estou tergiversando!

Então, a história certa é que a Zona Norte da cidade não dispõe de uma boa integração com o SEI - Sistema Estrutural Integrado. É aquele sistema que integra linhas perifericas, radiais, alimentadoras e circulares ao Metrô e entre si, com estações espalhadas na periferia e no centro. Então a construção, ou o ordenamento se for o caso, de um Corredor NORTE-SUL serviria para integrar a Zona Norte e demais munícipios da região ao sistema, e justo nesta superestação de cruzamento, espécie de ESTAÇÃO TIÊTE local, com os evidentes problemas de qualquer coisa muito grande!

Vejamos alguns.
  1. Para um cruzamento destes, vai ser preciso construir um túnel por baixo do corredor Leste-Oeste, as margens do Canal da Agamenon. Já imaginaram o rolo que vai ser uma obra destas neste local? Sem falar que naquele cruzamento não tem tanto espaço assim para uma estação destas.
  2. A paisagem do Derby vai ser brutalmente alterada. Ninguém liga para isto agora. Mas a cidade vai ficar mais feia.
  3. Um corredor só funciona realmente se não tiver cruzamentos com sinais de tráfego. Entendam o corredor como um local de uso exclusivo dos ônibus, que passam por ali mantendo uma boa velocidade média, agilizando o tráfego, facilitando o transporte e melhorando a vida da cidade. Mas a Agamenon tem muitos cruzamentos. O corredor seria mais parecido com uma linha pontilhada, com os ônibus precisando parar várias vezes ao longo do principal ponto de passagem. A alternativa seria retirar os cruzamentos e retornos da Agamenon e colocar viadutos para fazer as voltas. Loucura!
Observa-se que a construção de um esquema destes não é a melhor idéia. Quem sabe se uma estação adicional no Complexo de Salgadinho, integrada com um VLT através da Ponte Limoeiro até Cinco Pontas e a Estação Recife não saísse melhor. Pelo menos daria a volta por fora do rolo!
Se é para sonhar, vamos sonhar grande. Que tal fazer logo o VLT pela Agamenon, mas rodando em uma via suspensa, total! Uma mega viaduto por sobre a cidade! Coisa de doido!

Será que em algum momento o povo vai ver que estas obras que se destinam, em última análise, a facilitar o tráfego dos CARROS, estão em completo desacordo com a situação do planeta hoje. Que estimular o uso das bicicletas como meio de transporte suave seria mais barato, mais eficiente, menos poluente, mais sadio e mais inteligente?! Ou eu estaria esperando muito que os gestores do tráfego da cidade tivessem alguma inteligência que não estivesse ligada a lucro próprio?

COMENTEM!!!

ATUALIZAÇÃO... A reunião foi adiada para o dia 9 de outubro, sexta feira, véspera do FERIADÃO do 12 de outubro. Vamos ver a motivação dos nossos vereadores!

2 comentários:

  1. E o Dona Lindu?!

    Depois do parque, qualquer coisa que venha, eu não vou acreditar. É pura enrolação/enganação.

    Não gastaria nem a metade do dinheiro que será gasto na obra se fosse destinado para melhoria do ciclismo em geral na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou sempre desconfiado. Por isto te digo que se algum político de repente começar a falar de ciclistas e ciclovias, SEM QUE ELE MESMO PEDALE, eu vou ficar de pé BEM ATRÁS! Acontece que o Vereador ALEXANDRE LACERDA, que me convidou para esta reunião, é ciclista. Costuma sair nos passeios do Pedal Clube acho eu! Não sei se ele COMUTA o carro na bike, mas pelo menos pedala, sabe os problemas que rolam. Eu recebi o convite dele e fui [mas a reunião foi adiada!]. Até porque no convite ele deixa claro a luta dele com a chamada "RECIFE, CICLOVIAS JÁ!" È como se ele de cara já fosse contra o corredor Norte-Sul. Eu estava analisando que um plano para retirar digamos 50% dos carros das ruas substituindo por bicicletas, resolveria os problemas de tráfego da cidade pelos próximos 20 anos! E sem precisar gastar nada com novas perimetrais, novas pontes, novos viadutos e novos binários. O povo gasta para manter os carros nas ruas, poluindo e entupindo as vias! è um debate contínuo! A saber!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010