23 de setembro de 2009

O CARRO OU A VIDA?!

Amigos...
Alguns poucos percebem que estamos caminhando para uma situação insustentável. Gostei de ver que o prefeito do Rio parece ser um que além de ver, resolveu agir contra. Mesmo que alguns aleguem que é pura escapatória de problemas maiores [CRIME, CORRUPÇÃO, DROGAS, TRÁFICO, JOGATINA, ETC] quando um político resolve usar a bicicleta para locomover-se, ainda mais se tratando do Rio de Janeiro!

Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes vai para o trabalho de bicicleta. Daqui!
Ele fez. Ele não só foi pedalando para a prefeitura, ontem no DIA MUNDIAL SEM CARRO, como tomou algumas medidas que eu julgo serem de extrema importância para se resolver os problemas de tráfego em qualquer grande cidade. Ele retirou 500 vagas de estacionamento no centro do Rio, e botou as tropas do controle do trânsito na rua para multar e apreender carros estacionados nas ruas. E apreendeu muitos carros e motos. E como mágica, o tráfego do centro do Rio ficou ótimo!

O que muitos não parecem entender é que não é necessário construir mais avenidas, binários, viadutos ou pontes para fazer o tráfego da cidade melhorar sensivelmente. Basta restringir os estacionamentos e policiar as ruas. Claro que com um total de 296 agentes na CTTU, para uma cidade nas dimensões de Recife, a segunda medida é impossível de ser bem executada. O pior é que a CTTU diz ter feito a opção pela vigilância eletrônica e que o número de agentes que tem, bastam!

Mentira! Cruzamentos perigosos e vigiados por câmaras como o da José Osório com Beira Rio, continuam perigosos, com carros furando o sinal a todo momento, agredindo os pedestres NA FAIXA E COM O SINAL DE PEDESTRE ABERTO. Ou então, o agente responsável por acompanhar estas câmeras é cego, o que considerando o país em que vivemos, é bem possível mesmo!

Estamos vivendo as mentiras de quem prefere construir. Mais uma vez fazer ao invés de manter. Construir mais espaço para minoria que usa o carro, sem se preocupar em manter a vida da grande maioria das pessoas que habitam a cidade e usam os pés, a bicicleta e o ônibus para locomover-se.

A verdade é que o trânsito do Recife está assim meio 'as moscas' [virtualmente falando!], conosco, pedestres, ciclistas e até mesmo os motoristas, tendo de fazer o papel regulador da prefeitura, negociando entre nós mesmos a passagem. Com boa vontade, às vezes. Com stress e vontade de 'matar' o próximo com um 'canhão laser' que varresse da existência aquele motorista maluco, quase sempre!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. ele ta pedalando na calçada?
    tsc tsc... q mau exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Ih Davi, verdade! Eu vi as faixas vermelhas na calçada e pensei que era uma ciclovia ocupada por pedestres - coisa tão normal em Recife! Mas pode ser mesmo uma calçada! Se for, só valeu a intenção então! ;()

    ResponderExcluir
  3. rogerio cara to precisando falar com vc!

    tu sabe onde eu arrumo o projeto de lei cicloviario de aracaju? e vc tem algum modelo de projeto de lei de incentivo as bicicletas ou de construção de ciclovias pelo estado ou prefeituras?

    um abraço!

    sou eu Marcos Paulo - Trilha no fio!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010