1 de setembro de 2009

O MUNDO SERÁ NOSSO!



Amigos...

Encontrei hoje um dado interessante sobre acidentes com ciclistas. Segundo a FREAKONOMICS, mais de 52.000 ciclistas morreram nos últimos 80 anos em que o governo americano tem registrado estes acidentes. Como os ciclistas costumam dividir as ruas com os carros, muitas pessoas assumem que a causa dos acidentes é geralmente devido a falhas do ciclista - por irresponsabilidade ou pedalando agressivamente. Porém, foram avaliados os relatórios policiais de 2.752 acidentes na cidade de Toronto no Canadá, na qual se identificou que 90% dos acidentes foram causados pela direção desajeitada ou sem atenção do MOTORISTA. Entre as causas principais estão ignorar sinais vermelhos ou sinais de pare, cortar o caminho do ciclista fechando-o, ou abrir as portas sem observar ciclistas se aproximando. Estes dados não foram surpresa porque os motoristas costumam causar também 75% dos acidentes com motocicletas por lá também!

Comecei pensando que nós ciclistas temos uma grande culpa nestes acidentes: nós existimos! Seria ótimo para todos no planeta se, de repente, todas as avenidas decuplicassem sua largura, todos nós tivessemos carros maravilhosos produzidos com baixo consumo de recursos e sem gerar praticamente nenhuma poluição nem no feitio nem no uso diário. Seria uma maravilha que de tanto andar de carro, nós ainda conseguissemos nos manter em forma, com o coração sendo treinado, o ar limpo, o stress zero. Ai sim, seria nossa grande culpa existir! Nesta hora imaginária, andar de carro seria o máximo. Andar de bike, um atrapalho no nosso maravilhoso tráfego cheio de fluidez e alegria! SERIA...

Mas a realidade é bem outra. Baixa o IPI, tome carro. A crise está bombando, favoreça a indústria do carro. O petróleo está caro, façamos álcool e bio-diesel e tome mais carro! Mas na nossa realidade, as ruas continuam com a mesma largura. As cidades não decuplicaram sua área, os estacionamentos não surgiram do nada! Aqui, no mundo real, o espaço está cada vez menor, ou melhor não existe mais. E eu, você e cada um que pedala, tira das ruas um carro, abre mais espaço para os ônibus circularem, as pessoas andarem, a vida correr.

Quem defende o uso do carro particular para tudo e toda situação, já perdeu o bonde da história. Não que você não tenha seu carro. Pode ter! Mas aprenda que todas as formas de mobilidade vão ter de coexistir nas mesmas vias. Quem reclama dos ciclistas de hoje, está perdendo seu tempo. Quem o atropela hoje, corre o risco de ser linchado amanhã! O mundo É NOSSO, de todos aqueles que têm consciência e escolhe pedalar, andar, tomar um ônibus! De agora em diante, mais e mais pessoas vão usar a bicicleta no dia a dia. E chegará LOGO o tempo em que eu, você e dezenas de outras pessoas estaremos lado a lado em um sinal de trânsito com um único e solitário automóvel! E ainda veremos o encolhido e envergonhado motorista deste carro pedindo desculpas e dando explicações pela janela do carro por tão irracional uso dos recursos do planeta, das ruas da cidade, e do espaço de todos! Só assim, os acidentes irão diminuir.

COMENTEM!!!

6 comentários:

  1. É isso mesmo, uma revolução! Uma revolução inteligente, aplicada ao nosso prazer de pedalar!
    Hoje levei 35 minutos de bicicleta para ir ao trabalho (levaria 23 minutos de carro). Mais que provado, para mim, que bicicleta é incomparavelmente melhor que o carro. Vim tranquilo, na manha, sem ninguém me pertubando.
    - Sinceramente, vocês acreditam, sem pensamentos utópicos, que um dia haverá um grande número de pessoas em Recife que utilizam a bicicleta como meio de transporte e não só de lazer?
    - Essas pessoas, desculpe não é discriminação, tem que ser as pessoas que usam carros; pois de nada adiantaria (em relação ao trânsito).

    ResponderExcluir
  2. Sim, acredito. Observe que qualquer "novidade" no mundo dos carros não vai resolver o problema do espaço pouco para tantos veículos. A menos que consigam criar um carro "interdimensional" que "salte" de um lugar a outro sem passar pelas ruas! Como as probabilidades disto acontecer são pequenas no nosso tempo de vida... Pensemos as possibilidades: 1 - muito mais e melhor transporte público! Se isto acontecesse AGORA, HOJE MESMO, ainda esbarraria na resistência das pessoas a deixar de usar o carro para usar o ônibus! E implantar estes melhor transporte, demora, é caro e ainda inviável! Favorece as bikes. 2 - O governo resolve COBRAR pelo USO DAS VIAS PÚBLICAS, um novo IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO EM VEÍCULOS AUTOMOTORES! Ai, quem pudesse ia pagar. Quem não pudesse, ou quem pensasse, podia optar, se não todos os dias, mas alguns, desafogando o trânsito! Mas imposto assim leva tempo para ser pensado, criado, aprovado, implantado e cobrado. Favorece as bikes! Vc vê algo que impeça as bikes?

    ResponderExcluir
  3. Concordo amigo Rogério, haverá um dia que muitas pessoas notarão essa facilidade !!!!! Bicicleta é vida !!!!!! Nos faz bem e ainda facilita nossa locomoção!!!!! Não é utopia . É e será nossa alegria . ESSE DIA VAI CHEGAR !!!!! VAMOS LUTAR PRA ISSO . Estamos usando nossas bikes cada vez mais. E em breve muitos e muitos estarão também!

    ResponderExcluir
  4. Vc falou tudo, Flávio. USAR É A CHAVE! USAR BEM A BICICLETA, PEDALANDO DIREITO, RESPEITANDO AS LEIS DO TRÂNSITO, RESPEITANDO O PEDESTRE, OS DEMAIS MOTORISTAS, ETC. Se cada um fizer uma pequena parte, mostrando o que é ser um bom ciclista, dando bons exemplos de civilidade, cada vez mais e mais ciclistas irão para as ruas. Uma das melhores idéias para isto é o BIKE BUS. Na Austrália estão fazendo isto em várias cidades. As pessoas, geralmente vizinhos, colegas de trabalho, e pessoas que costumam fazer o mesmo trajeto. Elas definem um horário de saída, um roteiro prévio, e um comportamento do grupo como um todo. E ai saem pela manhã e voltam a noite em seu próprio BIKE BUS. Cada um faz sua parte, todos se ajudam, e juntando vários ciclistas, somos mais que um carro! Respeitando a lei e aos demais, todos vão querer nos respeitar. E afinal, todos também irão se proteger! È ou não A IDÉIA!?

    ResponderExcluir
  5. Amigo Rogério,

    há cerca de dois meses trocamos mensagens, e nesse meio tempo vejamos o q aconteceu...

    Eu já estou "comutando" de cano de ferro, pq nem eu na empolgação me imaginaria que em tão pouco tempo estaria indo Janga-Bongi numa segunda feira depois de uma pedalada sugada com o APS (o longo de domingo).

    No retorno ontem, voltei ao longo da Abdias "acompanhado" de 3 ciclistas "anônimos", que apesar da falta de equipamentos de segurança, não estavam "maloqueirando" sobre duas rodas.
    (com certeza se estes tivessem mais condições eles teriam o farolzinho e o backlight no mínimo).

    Na Agamenon outra quantidade de pedalantes que não comutam pq pra esses nunca teve outra alternativa, sempre foi na base do pé no pedal.

    Já chegando no Tacaruna encontrei com outro, e fomos trocando uma idéia a 30Km/h (quase q eu morro) ao longo do complexo de salgadinho sobre nossos percursos, equipamentos, enfim, sobre usar bem a bike.

    Hj chego no trampo, qual não é minha surpresa: um capacete em cima do birô de Leo...

    Abro o P&O, qual o tema do post???

    Meus amigos tudo está convergindo pra isso, numa velocidade maior do que se imagina...

    Qdo eu passo pelo ponto de ônibus lotado no Derby os olhares são inevitáveis, devem se perguntar: pra onde é q esse gordinho vai de bike?!? E devem ficar mais "assombrados" quando o ônibus deles só me alcança na altura do campo do 11 em Santo Amaro. E com certeza eles reflitem quando eu volto a ultrapassa-los na altura do Varadouro onde o gargalo novamente se fecha.

    ResponderExcluir
  6. Almir... tenho a impressão que mais e mais pessoas irão se juntar a sua pedalada diária a cada dia que passa. Creio que os últimos a perceberem serão os políticos. Só vão notar quando passarem em seus carros guiados por motoristas, e enquanto parados eles mesmos, uma dezena ou mais de ciclistas passarem ao lado, indo na velocidade que ele gostaria de ir mas não pode. E pior, ele reconhecer algum colega, e "cair" a ficha do tempo em que ele está vivendo! E vamos pedalando!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010