23 de setembro de 2010

O DIA MUNDIAL SEM CARRO PASSOU...

Amigos...

... e infelizmente, nossa cidade não viu.  Os órgãos oficiais de mobilidade na cidade nem se tocaram em organizar alguma coisa, em dar algum apoio.  A prefeitura deu um "nem te ligo" e ficou por isto mesmo. Enquanto o mundo pedala cada vez mais, Recife continua investindo apenas em carros como solução de mobilidade individual.

A BICICLETADA RECIFE saiu ontem à noite com o dobro do que normalmente sai, umas 18 pessoas em 15 bicicletas, todas abnegadas e renitentes defensores da bicicleta no dia a dia. Pelo caminho, alguns ciclistas transportando, levando, se mexendo.  Olhares pasmos diante daquela dúzia de ciclistas manifestados nos sinais e cruzamentos da cidade. Peitamos o tráfego da mais complicada das avenidas no Corredor Leste-Oeste da Av.Conde da Boa Vista. Percorremos a Rua da Aurora, e passamos na frente do Palácio do Governador.  Apesar dele ser EX-CICLISTA, participante ativo de grupos de pedal, e de sua família também, ninguém ao menos ligou para nossa presença, nem tomou nenhuma iniciativa pelo dia de hoje.  Pedala só para conseguir votos.  Não é fácil ser cicloativista em Recife.

Interessante contraste quando vemos os diversos grupos de ciclistas passando com 200, 300 participantes, TODA SEMANA.  E ainda mais quando vemos muitos ciclistas nas ruas, todos os dias, em horários de pico, com equipamentos antigos, mau cuidados, sem capacete, luva ou iluminação, mas pedalando, indo e vindo para levar a sua vida em cima da magrela.  Vidas cicláveis. E como tal, se pararem de pedalar, caem.

Enfim, se como em Roma fazemos como os romanos, em Recife é assim. Quem precisa defender seu direito de pedalar, nada faz. Quem pode, nem liga. Quem quer, tem pouco retorno. Mas vamos, ainda sim, insistindo, pedalando e olhando o que rola por ai.  Fotos da Bicicletada, aqui no Picasa do Ênio PAiPA .

COMENTEM!!!

5 comentários:

  1. Caraca brother...
    12 pessoas???????
    Aqui em CTBA foi +/- uns 400 bikers.
    Loucura total.
    Como lhe disse foi a primeira de muitas, na proxima levarei meu guri.
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. eh como ja te disse, quem pedala em grupos eh riquinho e nao ta nem aih para a cidade. eh o mesmo povo medroso que so anda de carro e so pedala no grupinho por achar que a cidade eh uma selva. sobre ciclovias e bicicletarios em firenze, que vc perguntou, depois te escrevo email sobre isso. ciao.

    ResponderExcluir
  3. Não se desesperem...
    As bicicletas ainda irão dominar as ruas de nossas cidades, principalmente de SP, que está se adaptando com o incentivo de Walter Feldman e consequentemente a criação da Ciclofaixa de lazer, que no momento ocorre somente aos domingos, mas com a possível continuação desse trabalho pode vir a ser realizada em outros dias.

    Só depende de você...

    http://bit.ly/aOJzBZ

    ResponderExcluir
  4. que mania o pessoal tá de passar a propriedade da Bicicletada Recife pra mim!!! hehehehe!!! o PICASA é da BICICLETADA RECIFE!!! eu só postei as fotos!!!

    em breve postarei o vídeo!

    e foram 18 pessoas, em 15 bicis... duas com caroneiros e um último participante chegou pra reunião!!!

    bicicletada com 400 bicis, um dia, DAGUVASCO, chegaremos lá... quando a galera de Recife despertar e deixar de ser tão hipócrita!

    pq (uma visão minha) essa galera que só sai de casa de bicicleta se tiver no mínimo 2 pra acompanhar, as vezes (ou quase sempre) são "líderes"/organizadores/ajudam diretamente em grupos de ciclismos com 300~400 bicis são MUITO NÃO ME TOQUEM... e como pude ver nessa bicicletada do DMSC, um cara que sempre vejo em grupos de pedais aki, viu o Rogério na Bicicletada e falou "Rogério, até tu tas aki, não perdes uma né?!" + isso num tom de "oxeeee, q bixo "tabacudo" tá pedalando com esses manés aí sem capacete, sem luvas, sem luzes piscando, sem bikes de 10.000 reais..."

    axo que é esse "jeito de ser" preconceituoso que a gente tem q mudar aki em Recife, pra ter uma bicicletada com 400 bicis!

    Tamos lutando pra isso!!!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010