26 de dezembro de 2011

GASTANDO DIREITO...

Vista da ciclovia suspensa em Copenhagen (via Copenhagenize.com)

Amigos...

Quem acompanham o blog sabe que defendo o uso da bicicleta de forma integrada. Muitos com quem falo, dizem que a bicicleta precisa de ciclovias, de espaços próprios, mas ao mesmo tempo, reconhecem a quase impossibilidade de se retirar espaço dos carros para por uma ciclovia ou ciclofaixa.  ESPEREM!  Não é retirar o espaço que é o problema, mas a reação dos motoristas e viciados em carro que é!  Políticos são essencialmente covardes em enfrentar a massa, mesmo que seja em prol da mesma massa e especialmente, se a massa enfrentada for a que tem dinheiro para pagar suas campanhas! Peitar o status quo carrocrático não é para qualquer um. Primeiro porque a tal "imprensa livre", que deveria apoiar toda e qualquer iniciativa que fosse voltada a grande maioria das pessoas, não é livre coisa nenhuma.  Basta contar os anúncios de carro em qualquer tv ou jornal de grande circulação para se entender que nossa imprensa está para lá de comprometida com as 4 rodas, e só tem coragem para pequenas notas, nunca para uma campanha real de defesa do espaço público para todos!  Mas de volta ao problema das ciclovias e ciclofaixas. Os políticos não são corajosos para peitar uma modificação geral do tráfego destinando-o aos usuários das bicicletas. 
Então o que nos resta? Nos resta sonhar com uma obra como essa: uma ciclovia elevada. Inegável que a idéia é ótima, típica de uma cidade como Copenhagen, onde pedalar vem antes do carro em todos os sentidos.  Se vamos pensar em bicicleta, taí uma forma rápida de implantar, SEM PREJUÍZO das vias onde passam os carros, uma rede de ciclovias rápidas.  Rápida, prática e muuuuiiittttooo mais barata e muuuuiiiito menos prejudicial do que construir Vias Mangue ou tumultuar toda a vida da cidade construindo mais pontes, viadutos e perimetrais! Isso sim é gastar direito os recursos públicos!

Por cima, pedalando. Por baixo, andando!



Simples, pode ser feita toda em estrutura premoldada, apenas "plantada" no local e conectada! Simples e prática. Dá para encher a cidade toda com uma solução simples e provavelmente gastando muito menos do que os 430 Milhões gastos com apenas 4,5 km de Via Mangue!
Pena que a gente não consegue importar um prefeito que se importe mais com a mobilidade do que com o próprio rabo!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010