3 de dezembro de 2011

A LEI É PARA TODOS...


Amigos...

No Brasil, temos um certo descaso com a lei. Ela não é ensinada nas escolas, é ignorada por muitos, e sumariamente desrespeitada por vários, a começar por aqueles que deveriam respeita-la acima de tudo, como os políticos e os policiais.  E se tem quem não a segue ou a vigie, sua importância para a vida em comum é desprezada.

Como ciclistas queremos o nosso espaço.  Queremos que os carros nos respeitem, queremos que a lei nos respeite. Mas muitos de nós, por vários motivos, não oferecemos em contrapartida, respeito ao carro, ao ônibus e ao pedestre.  Muitos nem sabem que o ciclista também tem de respeitar a lei do trânsito. Muitos nem sabem que existe uma lei para controlar o trânsito. E muitos que sabem, nunca a leram.  Os órgãos de trânsito que nos dão uma licença para dirigir, nem mesmo se lembram dos ciclistas nas provas de direção defensiva. Somos ignorados e muitos são os ignorantes dos direitos e deveres que temos ao conduzir nossos veículos pelas ruas. Tem quem pedale na calçada, que roda pela contramão, que fura sinal de trânsito, que despreza os ônibus e os pedestres. Tem quem ache que a bicicleta é apenas uma extensão de suas pernas, e como "ciclopedestre" pode tudo que o pedestre pode, o que no Brasil equivale a um lote de coisas erradas.

Se pretendemos conquistar um espaço para nós, ciclistas, precisamos ser antes de tudo, melhores do que eles. Não podemos alegar que estamos estressados para pedalar feito loucos ou quebrar todas as regras em nome da nossa mobilidade, coisa comum entre os motoristas.  Isso só nos deixa igual a eles, ou pior, porque passa aos outros que a bicicleta é um veículo inseguro.  Se queremos o nosso, vamos respeitar a todos os personagens que andam, pedalam ou dirigem nas ruas, e dar o exemplo de algo melhor, de respeito e correção.  As transformações sociais pacíficas costumam ser lentas, e exigem de nós que sejamos pacientes e perseverantes. Então todas as vezes que você sair para pedalar, lembre que mais que simplesmente seguir a lei por seguir, você precisa ser um exemplo de que a cidade pode ser melhor e mais humana. 

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. É isso aí, Rogério. Sempre defendi esse ponto de vista. Pra querer e pedir também é preciso dar. Direitos e deveres. BJ. Roberta

    ResponderExcluir
  2. Ontem fui passear de bike. Na subida da ponte da Torre, virei para subir junto com um carro e vinha com todo gás, quando percebo um idiota numa cargueira descendo! Xinguei a ascedência maternal dele de tudo quanto é nome! E o cara parecia espantado de ter alguém gritando com ele. O problema está parecendo bem mais complexo e derivado dos nossos 2 problemas nacionais: nivel de eduacação formal e Lei de Gérson. Vai demorar muito a gente conseguir meter na cabeça dessas antas que não se pode pedir sem cumprir! Mas vamos pedalando! Por sorte não batemos, muita sorte!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010