28 de dezembro de 2011

OBRAS... PARA QUE TE QUERO!?

Amigos...

Que Recife precisa fazer um bocado de obras para melhorar a mobilidade na cidade ninguém contesta.  A cidade parou no tempo em que tinha 20% dos carros de hoje, uns 40% das linhas de ônibus, e pouca gente se aventurava a usar motocicletas e bicicletas para se mexer.  Ademais, cadeirantes eram poucos e cruelmente esquecidos.  Idosos? Esses eram beneficiados nas calçadas porque a cidade ainda vigiava e cobrava dos proprietários mante-las, mas eram esquecidos nos ônibus.  Resumindo, era ruim para alguns, bom para outros. Mas a cidade andava!

E o que aconteceu foi o "boom" da riqueza. De repente não somos mais "terceiro mundo", "gigante adormecido", "economia do futuro".  De repente, carros e motos pululam para tudo quanto é lado. Prédios sobem com uma rapidez de LEGO, torres e mais torres em ruas que mal cabem as casas que  já tinham.  Esgoto, água e mobilidade, indo literalmente na contramão, "por água abaixo"!

Mas a se pensar se as soluções que os gestores atuais propõem para o Recife são realmente válidas. Já tem muita gente falando que a cidade não comporta um carro por cidadão, que precisa oferecer um sistema público de transporte DECENTE para minimizar o problema.  Mas ainda tem muitos gestores que acreditam em desafogar o trânsito para os carros. Em entrevista segunda bem cedo no Jornal da Manhã da Globo local, o Secretário das Cidades defendeu os 4 viadutos da Agamenon para em um primeiro momento, "desafogar o trânsito na avenida", e deixa-la preparada para a implantação FUTURA de um BRT (sistema de ônibus rápido!).  Não deveria ser o contrário? Não deveríamos implantar o BRT para fazer as pessoas deixarem seus carros em casa e assim, DESAFOGAREM O TRÂNSITO na avenida?! Será que apenas eu vejo que os gestores continuam CAGANDO E ANDANDO para quem precisa usar ônibus?!  E em momento algum, foi dito que os viadutos vão ter ciclovias, nem que essas ciclovias vão ser integradas! 

Afinal, algum dia esses gestores vão querer realmente melhorar o tráfego da cidade, ou estão de olho no que rola "por baixo" de tanto viaduto, ponte e perimetral, e tantas outras "obras"?!  Até quando vamos tolerar esses desmandos com o nosso dinheiro e participar mais desse processo decisório, não orientado pela mídia que também fatura com o carro??  Quando nosso poder público vai por a mobilidade dos cidadãos (da grande MAIORIA que não tem carro, AINDA!), em pauta e com prioridade sobre os carrocratas tresloucados?! Queremos um sistema para todos, que atenda a quem precisar se locomover pela cidade, com conforto, pontualidade e qualidade no atendimento, e não mais um lote de obra para dar lucro a quem decide!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010