Quanto tempo vai levar para a Via Mangue ficar igual? Façam suas APOSTAS!?! Foto G1 |
Crescemos admirando carros, assistindo corridas de F1 nos domingos, ouvindo nossos parentes e amigos "cantando odes" aos carros que compraram. Crescemos valorizando o uso do carro, a posse dele como objeto de distinção e status. E mesmo ouvindo inúmeros casos de pessoas que não têm onde cair morto, mas que possuem "aquele carrão", não realizamos o mal que ele nos causa. Mesmo quando a cidade se mostra inchada, desesperada por alguma mobilidade real em uma escala de tempo razoável, não atentamos que o problema não é o carro em si, mas o uso que fazemos dele.
Recife caminha para ter um carro por habitante. Pelo menos é essa a vontade de nossos governantes, que não fazem seu papel de buscar o melhor para toda a sociedade que representam. Não se pode pensar que eles estejam fazendo a parte dele quando apostam em Vias Mangue e Perimetrais para "desafogar o trânsito"?! Por quanto tempo isso é solução? Todo mundo sabe que não vai demorar muito para que isso deixe de funcionar.
Enquanto isso, o nosso sistema de transporte público, desenhado nos anos 70, vai se arrastando. E as pessoas não usam e não confiam, só porque falta segurança, conforto, pontualidade. Quem pega ônibus é pobre. Quem pedala é pobre. Quem anda é pobre. E tudo isso porque não rompemos com o modelo em que fomos treinados: o modelo do carro, "imperatus mobile". A vida da cidade é desenhada para esse modelo e nossos pobres gestores não conseguem ir além! Seja porque são tapados, seja porque têm muitos intere$$e$ envolvidos.
Só resta apelar para você! Apelar para cada um! Deixe seu carro em casa um dia por semana que seja. Se puder, deixe mais dias. Use a bicicleta, se obrigue a usar o ônibus quando puder. Se cada um puder fazer um pouquinho pela mobilidade na cidade, quem sabe um dia essas antas que nos governam acordam e melhoram o transporte público. Rompa com o modelo que te impuseram e pense com a sua cabeça. Saia do modelo que a TV vende todo dia em dezenas de anúncios, das dúzias de anúncios impressos nos jornais, das centenas de lojas e facilidades para ter um carro. Uma cidade melhor depende de todos! Principalmente aqueles que pensam! PENSE!
COMENTEM!!!
A mais pura verdade! Depende de cada um de nós. Temos que deixar o comodismo de lado se quisermos ter um mundo melhor, uma vida com mais qualidade.
ResponderExcluirAbraço.