CADÊ MINHA CICLOVIA??? |
Duas novas "idéias" mirabolantes para resolver o trânsito do Recife.
1) Opositores dos 4 viadutos da Agamenon vieram com um projeto ainda mais mirabolante: um viaduto de 2,2km de extensão sobre o canal da Agamenon. Ao invés de cruzar em 4 pontos, um "voo" sobre a Agamenon toda! E também esqueceram da ciclovia! Observe que a solução da Agamenon não inclui ciclovia, e é uma solução simples para TIRAR OS ÔNIBUS DA AVENIDA, criando um BRT "cala-boca" dos que querem mais mobilidade, mas nos finalmente é apenas para deixar mais espaço para os CARROS! Eu posso com isso?! Ao invés de 8 faixas (4 em cada sentido!) vamos ter 12! E isso vai melhorar a mobilidade por QUANTO TEMPO?!?!?
2) A nova ponte sobre o rio Capibaribe, parte da terceira perimetral, projetada a séculos. E sem ciclovia! Abaixo a noticia da ponte. A opção dos "atingidos" pelos 4 viadutos está no blog do Jamildo, aqui! Bom de ler são os COMENTÁRIOS no blog!
NOTÍCIA DO JC DE HOJE, SÁBADO 31/JANEIRO/2011.
Nova ponte sobre o Capibaribe
MOBILIDADE A obra faz parte da Terceira Perimetral e vai interligar os bairros da Iputinga e de Monteiro, melhorando trânsito na região
Há seis anos, a Prefeitura do Recife anuncia a construção de uma ponte para encurtar as distâncias entre os bairros do Monteiro (Zona Norte) e da Iputinga (Zona Oeste), pelo programa Capibaribe Melhor. Esta semana, o prefeito João da Costa (PT) prometeu para fevereiro de 2012 o início da obra.Fevereiro é uma previsão, a licitação para escolha da empresa que vai executar o serviço está pronta e em análise pelo modelo internacional de financiamento do Banco Mundial, explica o coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares. São rituais que devem ser cumpridos, acrescenta. A ponte terá 280 metros de extensão e 20 metros de largura, com quatro faixas para circulação de veículos e área de pedestre. Duas faixas funcionarão no sentido Monteiro-Iputinga e duas no trajeto inverso. Segundo Guilherme Tavares, o tempo de execução previsto no contrato é de 18 meses.....(resto foi omitido pq falava dos parques e não da ponte!).
Dinheiro para todo lado, e sem ciclovias. Quando é que os nossos gestores vão gastar o nosso dinheiro focando na mobilidade da cidade? Quando teremos BRTs integrando toda a cidade? Quando teremos uma bilhetagem integrada que permita o uso do sistema por 1h facilitando o uso como fazem os idosos (podem pegar um ônibus e integrar com outros, sem pagar nada!)? Quando teremos ciclovias, ciclofaixas, sem falar de bicicletários seguros e protegidos nas estações do metrô e nos terminais de integração, para podermos expandir nossa mobilidade? Quando veremos a PCR escolher a mobilidade da maioria em detrimento da minoria viciada em carro?!
Existem soluções mais fáceis e mais baratas para expandir a mobilidade na cidade, mas isso DEPENDE de um prefeito com CORAGEM e VONTADE, capaz de tomar decisões sem pensar na reeleição, sem pensar em sua popularidade. Precisa pensar como GESTOR PROFISSIONAL da CIDADE. Qualquer manual de administração explica o básico de mobilidade dentro de uma empresa. Mas os diplomas dos nossos gestores nunca foram conferidos mesmo! Obras para melhorar o tráfego de carros têm uma vida curtissima e só servem aos intere$$e$ de quem constrói! Quando nossos prefeitos vão pensar nas pessoas que os elegem ao invés de pensar em quem paga suas campanhas?
COMENTEM!!!
ps. DESCULPEM OS GRITOS no texto (maiúsculas e letras gigantes!), mas é para ver se alguém ouve esse apelo desesperado por uma cidade melhor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!