31 de dezembro de 2011

MAIS UMA...OU DUAS!

CADÊ MINHA CICLOVIA???
Amigos...

Duas novas "idéias" mirabolantes para resolver o trânsito do Recife. 

1) Opositores dos 4 viadutos da Agamenon vieram com um projeto ainda mais mirabolante: um viaduto de 2,2km de extensão sobre o canal da Agamenon. Ao invés de cruzar em 4 pontos, um "voo" sobre a Agamenon toda! E também esqueceram da ciclovia! Observe que a solução da Agamenon não inclui ciclovia, e é uma solução simples para TIRAR OS ÔNIBUS DA AVENIDA, criando um BRT "cala-boca" dos que querem mais mobilidade, mas nos finalmente é apenas para deixar mais espaço para os CARROS! Eu posso com isso?! Ao invés de 8 faixas (4 em cada sentido!) vamos ter 12! E isso vai melhorar a mobilidade por QUANTO TEMPO?!?!?

2) A nova ponte sobre o rio Capibaribe, parte da terceira perimetral, projetada a séculos. E sem ciclovia!   Abaixo a noticia da ponte. A opção dos "atingidos" pelos 4 viadutos está no blog do Jamildo, aqui!  Bom de ler são os COMENTÁRIOS no blog!

NOTÍCIA DO JC DE HOJE, SÁBADO 31/JANEIRO/2011.
Nova ponte sobre o Capibaribe
MOBILIDADE A obra faz parte da Terceira Perimetral e vai interligar os bairros da Iputinga e de Monteiro, melhorando trânsito na região 
Há seis anos, a Prefeitura do Recife anuncia a construção de uma ponte para encurtar as distâncias entre os bairros do Monteiro (Zona Norte) e da Iputinga (Zona Oeste), pelo programa Capibaribe Melhor. Esta semana, o prefeito João da Costa (PT) prometeu para fevereiro de 2012 o início da obra.“Fevereiro é uma previsão, a licitação para escolha da empresa que vai executar o serviço está pronta e em análise pelo modelo internacional de financiamento do Banco Mundial”, explica o coordenador do Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares. São rituais que devem ser cumpridos, acrescenta. A ponte terá 280 metros de extensão e 20 metros de largura, com quatro faixas para circulação de veículos e área de pedestre. Duas faixas funcionarão no sentido Monteiro-Iputinga e duas no trajeto inverso. Segundo Guilherme Tavares, o tempo de execução previsto no contrato é de 18 meses.....(resto foi omitido pq falava dos parques e não da ponte!).


Dinheiro para todo lado, e sem ciclovias. Quando é que os nossos gestores vão gastar o nosso dinheiro focando na mobilidade da cidade? Quando teremos BRTs integrando toda a cidade? Quando teremos uma bilhetagem integrada que permita o uso do sistema por 1h facilitando o uso como fazem os idosos (podem pegar um ônibus e integrar com outros, sem pagar nada!)? Quando teremos ciclovias, ciclofaixas, sem falar de bicicletários seguros e protegidos nas estações do metrô e nos terminais de integração, para podermos expandir nossa mobilidade? Quando veremos a PCR escolher a mobilidade da maioria em detrimento da minoria viciada em carro?!

Existem soluções mais fáceis e mais baratas para expandir a mobilidade na cidade, mas isso DEPENDE de um prefeito com CORAGEM e VONTADE, capaz de tomar decisões sem pensar na reeleição, sem pensar em sua popularidade.  Precisa pensar como GESTOR PROFISSIONAL da CIDADE. Qualquer manual de administração explica o básico de mobilidade dentro de uma empresa. Mas os diplomas dos nossos gestores nunca foram conferidos mesmo!  Obras para melhorar o tráfego de carros têm uma vida curtissima e só servem aos intere$$e$ de quem constrói!  Quando nossos prefeitos vão pensar nas pessoas que os elegem ao invés de pensar em quem paga suas campanhas?

COMENTEM!!!

ps. DESCULPEM OS GRITOS no texto (maiúsculas e letras gigantes!), mas é para ver se alguém ouve esse apelo desesperado por uma cidade melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010