4 de fevereiro de 2009

PARA QUE?

Amigos...

Tenho recebido algumas críticas sobre minhas fotos "borradas". Bem, paciência. Poucos sabem que fotografo desde 1979, já fiz vários cursos e tb já vendi várias fotos para uma grande variedade de clientes. Até calendário com minha fotos foram feitas em 2002. Outra coisa, é que além disto, sou ilustrador, artista plástico -apesar de que não tenho pintado muito por causa dos concursos. E fotografar para registro, já tem muita gente fazendo isto. Eu sou atraído pela imagem, para obter e alcançar resultados diferentes com os recursos que tenho. Li e reli tudo sobre minha camereta digital para tirar dela pelo menos uns 90% do que conseguia com meu caríssimo equipamento analógico [tb pesado e obsoleto, hj em dia!!!]. E eu acho que consigo umas imagens interessantissimas... São instantâneos na produção, mas o olho do fotografo capta mais que apenas o que está registrado. Capta também as possibilidades da imagem. Por exemplo... vejam o que consegui com uma das imagens que fiz no passeio de ontem!


E assim, que transo minhas imagens, que produzo peças para o meu site, que exercito meu poder de observação e a minha criatividade. Aproveitem!

6 comentários:

  1. Oi, Rogério

    Nã sabia que havia gente falando dos efeitos que você faz nas fotos. Aliás, nunca tinha pensado nisto, mas ao ler seu blog, você despertou minha vontade de comentar.

    Também sou fotógrafa, como você sabe, e também gosto dos efeitos, mas com alguma restrição.

    Efeitos vendem idéias e nada melhor do que aproveitar a tecnologia para fazer excelentes campanhas publicitárias. Claro que, como artista, você tem a sua visão e é bom treinar sempre para manter o cérebro em atividade.

    Mas nos eventos (imagina um casamento, aniversário, etc) acredito que as pessoas queiram mesmo se ver na foto de forma limpa, sem estar "borrada".

    Esta é minha opinião. Recebeu a foto que mandei? BJ

    ResponderExcluir
  2. Recebi... obrigado.
    Quanto as fotos, um amigo meu que fotografa eventos em Salvador explora muita coisa destes efeitos... depende muito do que se pretende como resultado final. Dá uma olhada no trabalho dele... http://www.bahiapixel.com.br/
    Por outro lado, eu mesmo não ficava satisfeito em registrar imagens congeladas de uma atividade em movimento, faltava aquilo que dá a sensação de ação! Estou evoluindo neste sentido pesquisando o SLOW SYNCHRO FLASH. Vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir
  3. Rogério, particularmente, acho que você tem coragem de inovar e isso é muito legal. Bons fotógrafos existem aos montes, mas com criatividade, conheço poucos. Tem uma foto minha no seu Blog com efeito e gostaria de sua autorização para usá-la. Adorei seu trabalho. Um abraço, Patrícia

    ResponderExcluir
  4. OI, Rogério

    Mendei e-mail pra você sobre o mural.

    Legal essa coisa de interagir, não é? Cada um dando sua opinião com respeito.

    Olha só o interesse de Patrícia pelo efeito que você colocou na foto dela. Fotodela? vixe maria, que palavra feia (rissssss).

    Vou entrar no endereço que você sugere pra conhecer o trabalho do colega.

    Já usei muitos efeitos nos álbuns de casamento, mas as pessoas preferem mesmo o tradicional. Hoje,ainda uso efeitos, mas dou preferência aos de luz. Efeitos de movimento uso mais nos álbuns infantis.

    Imagine que fiz um álbum todo diagramado e, quando entreguei, a moça me pediu pra refazer só com fotos inteiras, daquelas bem que tomam a página inteira. E olhe que, antes de contratar o serviço, ela tinha visto meus diversos tipos de álbum.

    Bom, deixa pra lá, cada qual com seu gosto e preferência. BJ.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rogério

    Acho que sou cri-cri, mesmo.

    Entrei no bahiapixel, mas perceba que os efeitos que o fotógrafo faz não borra as pessoas.

    Ele aproveita luzes e movimentos para fazer efeitos mais intensos de luzes e movimentos.

    Não é uma crítica ao trabalho, que é belo, mas a minha opinião sobre o que vi. Só entrei nas fotos de casamento, não acessei as outras.

    O fotógrafo trabalha muito com profundidade de campo (seja na câmera, seja no computador) e dá cortes radicais em mãos, rostos, aliança, etc. Esse é um trabalho que se faz aqui no Recife também.

    A Revista Fhox ou Photo (uma das duas), especializada em fotografia e material fotográfico, realiza workshops (é assim que se escreve?) no Brasil inteiro, divulgando as novidades na área.

    Recife é uma das capitais sempre contempladas com esse tipo de evento e, por isso, mantem-se antenada.

    A diferença são os preços cobrados. Aqui, poucos fotógrafos tem preços como os de lá de fora.

    Bom, vou dormir. "Tô" com sono. Amanhã, a gente conversa mais, se o trabaho deixar. Boa noite. BJ grande.

    ResponderExcluir
  6. Patrícia... as fotos do blog e do Picasa são todas Royalty Free... pode usar a vontade. Mas se for publicar em algum lugar, não esqueça de incluir DIVULGAÇÃO/ROGÉRIO LEITE...e me avise do veículo...não serve para muita coisa, mas meu ego se sente "massageado"! heheheh...
    Roberta... Pedro, meu amigo da Bahia Pixel, tem mais controle do que a gente, em cima da bike, pedalando nas ruas esburacadas do Recife... mesmo assim, algumas ótimas fotos tem saído destes experimentos. E eu estou apenas começando!!! E considero ótimas justo quando consigo que o rosto fique bem visível, sem borrados, nem luzes chocantes, mas com o fundo todo manchado... ai sim, o resultado ficou 10!.. Pena que para isto, tenham tantas notas 2, 3, 4... hehehehe fazer o que né?!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010