15 de março de 2009

TRILHA DOS HOLANDESES...

Amigos...

Fazia algum tempo que queria experimentar as famosas trilhas de bike que o povo vive falando. O real MOUNTAIN BIKE para a qual a minha "Viúva Negra" foi feita mesmo. Ai o VENTURE BIKERS apareceu com uma trilha nível 2 quase 1 - como disse Caio, da organização. E lá fomos nós. Pelo previsto, seriam 50 km de pedaladas por uma trilha quase plana, com algumas pequenas subidas e descidas, prória para iniciantes em trilha saberem o que é mesmo uma trilha. Eu confesso que não sabia EXATAMENTE no que estava me metendo! A trilha não é realmente pesada, mas para quem só estava acostumado a pedalar no asfalto, os lamaçais e areais, as ladeiras de terra e cascalho, as descidas por "pirambeiras" cheias de valas, foram um peso a mais. A tensão e o stress vão mesmo embora, substituidos pela contínua atenção aos buracos, valas, trilhas estreitas, e outras pequenas dificuldades. Eu já estava acostumado a roteiros urbanos de até 70km, mas em apenas 38 km senti que o "buraco é mais embaixo"!... Enfim chegamos e voltamos, eu e Nena, mas só hoje começamos a sentir as dores da paletada. Alguns trechos são muito bonitos, muito verde, trilhas perdidas em matas quase fechadas. Outros marcados pela devastação, pela ganância imobiliária. As pessoas ao longo mostraram-se receptivas e no todo, o passeio foi ótimo. Me lembrou minhas primeiras trilhas na Chapada Diamantina, quando eu me perguntava "onde foi que eu me meti???" :))
Bom, vamos as fotos.



Eu também fiz várias sequências de fotos durante o passeio. Algumas eu montei em fusões panorâmicas, para dar uma idéia do que foram os lugares pelos quais passamos. Outras em montei em minianimações, mostrando as pessoas do grupo. Finalmente algumas em simplesmente fiz uma colagem, mostrando alguns detalhes. E das 340 fotos feitas, eu penerei e coloquei apenas 130 no slideshow do picasa. Entendam que só deixei as que de alguma maneira representasse bem a trilha. As perdidas ou aquelas que a pessoa aparece minuscula, cortei fora! Espaço no PICASA! Algumas fotomontagens tinha até 23 fotos coladas lado a lado, e não seria necessário deixar todas.

[ CLICK NAS FOTOS PARA VÊ-LAS AMPLIADAS]

A saída - instruções para o grupo em um posto de gasolina em Pontezinha/Cabo.

Pegando a BR101, já pelo lado em que vamos entrar na trilha, cerca de um km acima.

A trilha foi alterada pela expansão imobiliária. A rua não deixava ir a frente..

Parados para juntar o grupo. As meninas aproveitaram para catar azeitonas

Devastação... ao fundo, retirada de areia para construção.

Panorama de cima de Pedra do Xaréu / Enseada dos Corais.

Praia de Pedra do Xaréu

Panorama de Pedra do Xaréu, Recife a extrema esquerda [Piedade/Candeias]

O mapa? Bem, não tenho GPS, e as trilhas não têm muitas referências. Vou ficar esperando que Dornelas, guia do Venture e que tem GPS, poste a rota no Map My Ride. Dornelas, se tiver dificuldades, me consulte!

Recebi agora as fotos de Toledo... segue OUTRO slideshow!





3 comentários:

  1. Rogério

    Vi o slide show. Ficou legal.
    Quero implantar quando renovar a cara do blog APS

    Dúvidas
    1 - O seu ficou demorado e o de Toledo mais rápido. É por causa da resolução, do tamanho da imagem?

    2 - as fotos só podem ser vistas no slideshow ou também direto no álbum do Picasa? É que no slide a gente não escolhe a foto que qur ver, no álbum a gente pode e fica mais rápido e fácil.

    ResponderExcluir
  2. 1... as fotos de Toledo vieram menores...logo fiz um slideshow com fotos menores que carregam mais rápido.
    2... se clicar em qualquer foto abre o PICASA na WEB dentro da pasta aonde estão as fotos, mas já naquela foto em que vc clicou, ai vc clica em VISUALIZAR TODAS e vê o album todo!... Como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Grande Rogério,

    Obrigado pela disponibilidade. Farei o possível para enviar o arquivo do GPS "cru" e você, nosso novo consultor master para asuntos georeferenciais vê o que pode ser feito.

    Vamos criar coragem e começar a fazer as trilhas de verdade, meter-se no meio do mato de verdade, "pedalar e olhar" para as entranhas do nossa região, humana e geograficamente.

    Sabe que o convite estará sempre feito, é só aparecer!

    Lembranças à Helena.

    Abraçãode todos os Venture Bikers

    Caio

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010