21 de março de 2009

TREINAMENTO PARA AVENTURAS

Amigos...

Hoje foi o primeiro treinamento sério para aventuras. Percorrendo a cidade logo cedo, rodando em velocidades acima de 25 km e com sprints em velocidade máxima por 30 segundos. Ao todo 12 sprints, em trechos de ruas de menor risco como a Rua da Aurora ou o Cais do Apolo. Entendam, menor risco de sair um carro do seu lado e vc não conseguir desviar: estas ruas tem o rio Capibaribe ao seu lado esquerdo, e não tem como sair carro! Os trechos escolhidos ficam entre as pontes, de forma que em 30 segundos no máximo de velocidade que vc pode alcançar pedalando com marcha 2-6, não é possível percorrer o trecho todo. O câmbio menor força a atividade aeróbica e o coração a ser condicionado. O bpm ficou entre 134 e 154, quase todo tempo. E ainda aproveitei para fazer algumas fotos interessantes...inclusive duas séries que permitiram montar duas panorâmicas do Porto e do Marco Zero. Veja ai!



A experiência dos sprints de 30 segundos, em 25 km de trechos urbanos e planos foi feita pela primeira vez de forma consciente, mas me dei conta de que já vinha fazendo isto com certa regularidade... mantive os câmbios dianteiro e traseiro nos seus valores médios [não sei as relações!] e variei a cadência entre um valor padrão que permitia cerca de 20km/h e sprints de 29-32km/h máximo por 30 segundos. Achei pouco, cansei quase nada, mas valeu para mostrar que talvez eu esteja bem além disto [haja visto o dispêndio energético na Trilha dos Holandeses - eu sobrevivi! hehehe]... Creio que repensarei o esquema dos sprints para períodos maiores de tempo, seguindo o conselho de meu "guru" Pedro Brandão de que o mais importante é aprender a conseguir pedalar por muito mais tempo que por muito mais distância. O corpo sente o tempo em cima da bicicleta, o que tb tem muito a ver com o cicloturismo! Vamos ver...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010