24 de junho de 2009

FERIADO...BOM DIA PARA PEDALAR?

Amigos...

Hoje é 24 de junho, dia de São João, ápice dos "Festejos Juninos" no Nordeste do Brasil. Por aqui é feriado para garantir a recuperação do povo que saiu ontem a noite para dançar e se divertir nesta festa típica. E muita gente foi mesmo para o interior, porque a cidade está vazia. Mesmo que alguns mercados e supermercados estejam abertos, o trânsito de veículos está muito fraco. Ideal para pedalar? Sózinho, creio que não! Explico. Todos que pedalam nas ruas sabem que existem dois grandes inimigos do ciclista que assolam nos feriados: pouco tráfego e motoristas alcoolizados. Pouco tráfego aumenta a velocidade média dos carros e a "perícia imprudente" de alguns motoristas, que se acham pilotos de F1! Sem as "amarras" que o tráfego impõe, eles se sentem livres para ir para onde vão na velocidade e do jeito que querem, em geral, dirigindo muito mal. E isto implica em que correm mais e dirigem de forma mais descuidada ainda que o normal.
Como muitos destes motoristas voltam para suas casas só pela manhã cedo, para evitar as blitzs que pegam os infratores da lei seca, pedalar logo cedo é muito arriscado. Pedalar mais tarde, é ainda mais perigoso, porque muitos começam a voltar de suas festas no interior, e o tráfego dos "agoniados" para chegar em casa, principalmente os que usaram a BR232 com seus engarrafamentos quilométricos, acrescenta um enorme risco ao ciclista.
Então sabe qual o bom neste caso? Fazer uma simples caminhada! Saia, aproveite o sol e divirta-se!

COMENTEM!!

2 comentários:

  1. No Nordeste é sempre bom para pedalar... mas percebo esse problema. Especialmente porque gosto de pedalar de noite,

    ResponderExcluir
  2. Verdades Pedro... É ótimo para pedalar, mas em grupos, pelo menos de alguns ciclistas... em alguns feriados, a cidade fica mais perigosa do que em alguns dias de tráfego normal, pelo menos para ciclistas solitários... mas um dia, ainda teremos tranquilidade para pedalar sem riscos! Acreditemos!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010