12 de setembro de 2009

COM NÚMEROS É MELHOR!

Amigos...

Volta e meia defendo o uso da bicicleta por ser uma forma de mobilidade. Também estou sempre de olho em outras formas de mobilidade que podem ser usadas para diminuir a quantidade quase insuportável de automóveis nas ruas e facilitar a vida de milhares de pessoas que todos os dias precisam ir e voltar ao trabalho.

Mas eu sempre fico naquilo que se convenciona chamar de "achismo". Dados reais para Recife não existem. Creio eu que nunca comparamos realmente as várias formas de nos mexermos pela cidade. O Rio de Janeiro já é outra coisa. Lá desde 2005 é realizado o Desafio Intermodal Carioca, onde dada distância entre dois pontos, são testados em horário de pico, as mais diversas formas de locomoção. E os números são expressivos.

Abaixo os tempos do IV DESAFIO INTERMODAL CARIOCA, realizado por estes dias de 2009.
Distância fixa: 15 quilômetros
Horário de pico: 18 horas

FORMA DE MOBILIDADETEMPO
Integração Metrô - Bicicleta Pública SAMBA49 minutos
Integração Metrô - Bicicleta Dobrável50 minutos
Moto55 minutos
Bicicleta pela rua - homem pedalando58 minutos
Integração Metrô - Skate59 minutos
Carro64 minutos
Integração Metrô - Ônibus69 minutos
Bicicleta pela Ciclovia70 minutos
Metrô + ônibus Comum (NÃO INTEGRADO)75 minutos
Bicicleta pela rua - mulher pedalando76 minutos
Taxi79 minutos
Ônibus124 minutos
Pedestre127 minutos

Dados do BLOG TRANSPORTE ATIVO

Alguns números nos chamam atenção. Primeiro, este teste precisa ser feito entre pontos onde o Metrô passa, e isto é crítico quando se pensa em Recife, cujo Metrô ainda é pequeno e atende apenas parte da cidade. A bicicleta conjugada ou não a outras formas de transporte mostra uma boa resposta. Observe que neste desafio considera-se também a poluição gerada por cada meio de locomoção e se isto for levado em conta, a bicicleta dispara na frente.

Portanto estão aí os números. Quem sabe a gente não consegue fazer algo parecido em Recife para ver o tanto de tempo que se economiza trocando seu carro pela integração ou pela bicicleta mesmo!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Putz! Sem comentários! Post evidentemente satisfatório.

    Não sei nem o que dizer. Os números falam!

    ResponderExcluir
  2. Amigos estou voltando agora a andar de bicicleta após vários anos graças ao seguro do carro, o qual ganhei uma bicicleta. Me indicaram esse Blog que tira dúvidas sobre pedaladas e tals. Estou trocando o Selim da bike por um Veloz-algumacoisa que o cara falou que é o mesmo que o Calypso. Isso procede? Outra coisa será que poderiam me ajudar indicando lojas e quais acessórios devo trocar primeiro?

    ResponderExcluir
  3. Bráulio... Parabéns pela bike. Afinal o BB faz algo certo! Eu conheço e uso o CALYPSO. É bom, macio na hora que se compra, mas o meu, agora com um ano de uso, já está descamando todo na superfície. Como engenheiro de plásticos, eu diria que fizeram um ótimo produto para quem mora em lugar sem muita radiação solar! Tería de ter sido tropicalizado, com maior proteção UV. Ou então deve ser o atrito com meu corpo pesadinho [110kg]! heheheheh... Falando sério, o importante no selim é que vc se sinta bem em cima dele. Se faz tempo que vc não pedala, faça alguns passeios primeiros para sentir "onde" pega. Anote que o meu, mesmo com gel e com bermuda, mesmo eu pedalando quase todo dia, ainda incomoda um pouco. "Aquela" área não foi desenhada para apoiar o corpo todo. Está diminuindo com o tempo, hoje eu já saio com a bicicleta para ir aqui e ali SEM usar a bermuda com gel. Sinal de evolução. Não desista, vá com calma e experimente. Realmente não sei se o tal VELOZ-QUALQUER-COISA é do grau do CALYPSO. Mas o CALYPSO é realmente muito bom. Se puder, bote os dois lado-a-lado e aperte os dois, em vários lugares, olhe para as costuras, para o acabamento, a modelagem - imagine-o entre as suas pernas! - e veja o preço de ambos. Se a diferença for grande, e os produtos não tão diferentes, fique com o VELOZ... senão, CALYPSO!
    Lojas? As melhores eu acho que são a OFFICE BIKE, na Rua da Harmonia, e a BIKE NORTE,( na Av. Norte - saída da R. Harmonia) mas vá nos dias de semana, nos finais de semana esta última está muito cheia. Tem tb a Rota da Natureza, no Pina. Cada uma tem um perfil de qualidade de equipamentos, atendimento, e preço! Boa sorte, e continue acompanhando o blog que a gente tira todas as suas dúvidas!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010