4 de setembro de 2009

A COP15... PARECE AQUI...

Amigos...

Notícia do Hoje no COPENHAGENIZE.COM. Organizadores da COP15, a Conferência do Clima que acontecerá em dezembro na cidade de Copenhagen - Dinamarca, vão colocar bicicletas a disposição dos delegados e participantes do evento. Serão 200 bicicletas, das quais 40 com motor elétrico. Elas serão usadas por algo entre 10.000 a 15.000 delegados, jornalistas e ativistas de todo o mundo todo, gratuitamente durante a conferência!

200 bicicletas para 20.000 a 45.000 pessoas! Vai correr sangue!

Pior... Existem milhares de bikes disponíveis resgatadas pelas companhias de seguro, atoladas em canais da cidade, ou abandonadas nas estações de trem! Normalmente elas vão a leilão. Mas todas poderiam ser resgatadas a baixíssimo custo e reformadas para ajudar a divulgar o que seria A OPORTUNIDADE de mostrar o GRANDE veículo da sustentabilidade que é a BICICLETA! Parece que esta chance pode ser perdida!

Ativistas do uso da mobilidade sustentável estão se movimentando, tentando melhorar esta decisão, mostrando a necessidade de dispor de muitas mais. Até porque, Copenhagen é uma das cidades mais planas da Europa, tem uma cultura centrada na mobilidade usando a bicicleta e ninguém vê muito sentido em disponibilizar carrões para movimentar tanta gente na cidade, o que seria um grande contrasenso numa conferência sobre o clima!

200 bicicletas para 20.000 a 45.000 pessoas! Que patetada!

Outra idéia que parece que vai ser perdida seria PRESENTEAR cada chefe de estado com uma legítima bicicleta dinamarquesa. Quem sabe se Chavéz, Kirchner e outros sulamericanos usassem, percebessem a necessidade de estímulo ao uso da bicicleta em seus países. E, é claro, nosso querido presidente, que pelo seu passado deve ter andado muito de bicicleta, não iria fazer feio, SE FOSSE A CONFERÊNCIA - parece que vai enviar representante apenas, apesar da grande importância deste evento. Provavelmente ele teria uma grande oportunidade de mostrar que ele detém "conhecimentos" vastos sobre como é ser pobre, usando uma bicicleta como tantos e tantos outros brasileiros pobres o fazem. Mas, pensando bem, talvez ele nem as usasse, alegando, como ele mesmo diz, que todo brasileiro pobre quer mesmo é ser rico, e ter um carro como todo rico tem. Demagogia. Tanto carro para andar em tão porcas, esburacadas e inseguras paragens!

Resumindo, parece até que quem está organizando a conferência é incompetente. Mas também pode ser que estejam cedendo a pressão da indústria do automóvel, que não seria muito beneficiada com tanta publicidade mundial pelo uso da bicicleta. Quem sabe, com trabalho duro e muita pressão, os cidadãos que pensam na cidade de Copenhagen consigam fazer ver a estes organizadores que 200 bicicletas para 20.000 a 45.000 pessoas não é nem ao menos uma boa piada, nem mesmo de mal gosto!

COMENTEM!!!

MAIS DETALHES SOBRE A COP15 você encontra aqui no site do GREENPEACE!
SITE OFICIAL DA COP15 - aqui!
A NOTÍCIA ORIGINAL SOBRE AS BICICLETAS, você encontra aqui no site COPENHAGENIZE.COM - EM INGLÊS!

6 comentários:

  1. Estamos em sintonia! Ainda hoje criei este post: http://mafynbach.blogspot.com/2009/09/links-para-o-fim-de-semana.html

    Abraço
    GPais

    ResponderExcluir
  2. É uma palhaçada mesmo. Mas me esse tópico me fez pensar no seguinte:
    1- A industria de automóvel não irá ter penalidades com o alto uso de bicicletas. É bom deixar claro que nós continuaremos a usar os carros, porém com menos frequência.
    2- Vejo que a indústria de petróleo (acho que tem muito mais dinheiro e poder rolando aí) é sim a principal. Ela, com certeza, seria afetada se muitos começassem a utilizar a bicicleta como principal meio de transporte e os carros como mobilidade alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Leo, acho que a indústria dos carros terá algum impacto se, de repente, as pessoas começarem a deixar de trocar o carro todo ano, pq estão usando cada vez menos. È uma indústria que usa propaganda enganosa todo o tempo: ou vc vê propaganda onde os carros estão presos no tráfego? Com o tempo, as pessoas vão perceber este problema porque quanto mais a indústria vende, mais perto este dia está! E nós seremos cada vez mais notados no tráfego, servindo de exemplo e guia para outros. É questão de tempo. E sim, a indústria do petróleo tb vai ter mais problemas. Não só pelo usado nos carros, mas porque os plásticos têm sido pintados cada vez mais como vilão ambiental, e eles são derivados do óleo. E os carros de hoje têm um elevado teor de plásticos também. Resumindo, é pressão de todo lado! Quem sabe eles abrem o olho! Não é a toa que a PETROBRAS anda investindo em geração de energia. Não me espantaria se daqui a algum tempo ela resolvesse explorar energia das marés, dos ventos e do sol!

    ResponderExcluir
  4. A All with Us environment & medicine propõe uma acão educacional voluntària de acões socio-ambiental,que visa vigilância das atitudes de cidadania e da procedencia dos produtos de consumo,atribuido a volorização das acões como incentivo a preservação do planeta.Atualmente estamamos criando ,nos condominios do bairro Leblon rj, um grupo de vigilantes socio-ambiental , treinados por profissionais especializados para estarem sinalizando condutas para saude física e ambiental dos moradores desse bairro.Somos medicos , profissionais liberais diversos e ambientalistas . 021 95570309 Dra Alexia RIO LONDON BRAZIL

    ResponderExcluir
  5. Dra. Alexia... Interessante a idéia de desenvolver vigilantes sócio-ambientais. Porém acredito mais no poder da mídia para desenvolver formas criativas de formar consciência. A ação de qualquer grupo é limitada a um universo pequeno de pessoas. A mídia teria mais poder de penetração. O desafio é conscientizar os responsáveis por estas mídias para este desenvolvimento. Nunca esqueci o personagem "SUJISMUNDO", que frequentou a televisão no começo da década de 70, mostrando em que transformava-se nossa cidade com atitudes de desrespeito geral com relação ao lixo e demais hábitos de higiene. Não acho que ele ainda funcionaria, mas na época funcionou bem! Ninguém queria ser chamado de "Sujismundo". E todos faziam o que podiam para não ser comparado com ele!

    ResponderExcluir
  6. Dra. Alexia. Espero que funcione. Acredito que todo e qualquer esforço por um planeta melhor é válido e precisa ser incentivado. Boa sorte em seu programa. O Rio precisa!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010