12 de outubro de 2009

ESPAÇO... A FRONTEIRA FINAL!

Amigos...

Estas não é a chamada para mais um episódio de "Jornada nas Estrelas". É uma chamada para o seu BOM SENSO, se é que ele existe! Recife vive uma "euforia" digna das melhores drogas químicas atuando no cérebro. Falo da cidade da Copa, da Via Mangue, do Corredor Norte-Sul, das Pontes na 17 de Agosto. Falo da euforia de gastar dinheiro NOSSO em construções VIÁRIAS que só são necessárias para conseguir mais espaço para os carros e porque nossos governantes precisam de "um por fora" para fazer suas campanhas futuras. Sem falar nos nossos empreiteiros locais que precisam levar uns "superfaturamentozinhos" de leve também!

Observe o gráfico abaixo.


Foi montado com base em dados de NOVA IORQUE, como mostrados pela Streetfilms, aqui. É uma situação limite, porque uma cidade deste tamanho tem problemas muito particulares. Porém, em escala menor, Recife tenta repetir os paradigmas de construção viária destas grandes cidades. Ser uma grande cidade é isto mesmo, diriam alguns, engarrafamentos constantes, poluição, baixa qualidade de vida, violência no trânsito, gastos desenfreados de combustíveis fósseis, e por ai vai!

Tantas obras viárias em Recife só vão suprir este espaço extra para os carros por um ou dois anos. Depois volta tudo ao que era antes. Com muitíssimo menos recursos, poderíamos montar uma estrutura cicloviária e de estímulo real ao transporte público, se houvesse políticas sérias de retirada dos carros das ruas e sem grandes obras viárias. Não estou falando em proibir os carros. Estou falando em desestimula-los com menos espaços para estacionamentos; impostos maiores para o negócio de estacionamento; mais ruas de pedestres para retirar mesmo o espaço para os carros; mais ciclovias com melhor qualidade e mais integradas em rede de mobilidade alternativas com metrô e ônibus; e por ai vai. Ações que a prefeitura e órgãos da cidade e do estado poderiam desenvolver para realmente melhorar a vida do recifense.

É aí que entra o seu BOM SENSO. Você, usuário de bike, precisa engajar-se na divulgação de meios alternativos de transporte. Usar sua bike em seus deslocamentos, seja para o trabalho, escola, lazer. E se não dá para fazer isto durante a semana, faça isto nos finais de semana. Decrete que seu carro vai andar o menos possível nos finais de semana, e só se for realmente indispensável. E você que nunca usou a bicicleta como forma de movimentação, saia, experimente, alugue uma bicicleta e vá aos passeios noturnos para aprender a pedalar pela cidade vendo como Recife é boa para isto.

Tudo o que precisamos é fazer com que mais e mais pessoas pedalem pela cidade até atingir o número crítico, e quando dezenas estiverem ocupando espaço nos sinais e nas avenidas seremos notados, e teremos algum político realmente capaz de produzir soluções que humanizem nossa veneza brasileira!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010