Parte 1
J. Matthew Roney*
O mundo produziu cerca de 130 milhões de bicicletas em 2007 – mais de duas vezes os 52 milhões de carros. A produção de bicicletas e carros foi muito próxima entre si até perto do final dos anos 60, mas a de bicicletas se destacou nitidamente da dos carros em 1970, começando uma escalada íngreme para 105 milhões em 1988. Aconteceu uma ligeira queda estabilizadora entre 1989 e 2001, quando a produção passou a aumentar firmemente em cada um dos últimos seis anos. Muito do recente crescimento tem sido promovido pelo aumento na produção das “e-bikes”, as quais dobraram desde 2004 para 21 milhões de unidades em 2007. Regra geral, desde 1970, a produção de bicicletas quase quadruplicou, enquanto a produção de carros mal dobrou.
Promover a bicicleta como uma alternativa limpa e eficiente para o automóvel pessoal é um caminho prático para as cidades reduzirem os congestionamentos e a poluição. Confrontados com estes problemas e simultâneamente com as mudanças climáticas e a epidemia de obesidade, líderes governamentais e grupos organizados estão trabalhando para promover o ato de pedalar a um ponto de destaque no mix de transportes urbanos.
Inúmeras cidades européias têm ajustado seus padrões para a promoção e o uso das bicicletas, através de políticas de uso do solo e do transporte pro-bike, e com pesados investimentos em infra-estrutura para bicicletas e educação pública. Em Copenhagen, por exemplo, 36% já usam a bicicleta para ir ao trabalho. A cidade planeja investir mais de 200 milhões de dólares em facilidades para a bicicleta entre 2006 e 2024, e estima que já em 2015 metade de seus residentes irão pedalar para o trabalho ou escola. Em Amsterdam, 55% das viagens de casa para o trabalho são menores que 7,5 km. O governo tem prometido gastar 160 milhões de dólares entre 2006 a 2010 em ciclovias, bicicletários e segurança. Freiburg na Alemanha, uma cidade com 218.000 habitantes, alocou cerca de 1,3 milhões de dólares por ano para ciclismo desde 1976; agora cerca de 70% das viagens locais são feitas de bicicleta, a pé ou em transporte público.
Governos de todo o mundo estão seguindo a Europa. Bogotá na Colômbia, construiu mais de 300km de ciclovias, a maior rede dentre as cidades do mundo em desenvolvimento. Na Austrália, o estado de Vitória tem melhorado suas leis de planejamento para exigir que todos os novos grandes edifícios da cidade tenham um bicicletário e outras facilidades como chuveiros e armários. E em novembro de 2007, o Ministério dos Assuntos Internos da Coréia do Sul anunciou uma nova campanha pro-bike para aliviar o aumento no tráfego e a poluição do ar e para conter a alta dos preços do óleo. Como isto expandirá a infraestrutura para as bicicletas, o governo espera aumentar substancialmente o número de bicicletas até 2015, de uma para cada 7 cidadãos para uma em cada 4 cidadãos.
Algumas cidades notoriamente poluídas e congestionadas estão trabalhando para captar os benefícios do ciclismo. A Cidade do México planeja para que 5% das viagens sejam feitas de bicicleta até 2012, mais dos que os 2% atuais, através de métodos para acalmar o tráfego, campanhas promocionais e conectividade ônibus-bike. Na Índia, o novíssimo Plano Mestre de Delhi requer total segregação entre as bicicletas em todas as estradas e observa que promover o ciclismo será um componente essencial para o planejamento das cidades visando reduzir o crescimento do consumo de combustíveis fósseis.
CONTINUA EM BREVE!
Tradução: Rogério_Leite@pedalandoeolhando.blogspot.com
*ORIGINAL Copyright © 2008 Earth Policy Institute
NOTA DO TRADUTOR: Este artigo é dedicado a todos os que acham que eu sou cicloativista! Eu apenas reporto o que o mundo está passando, alerto para o que Recife não está fazendo ou está fazendo de errado, e ainda, defendo o meu espaço nas vias públicas, como direito garantido constitucionalmente! Isto é ser cicloativista? Bem...! COMENTEM!!!
29 de outubro de 2009
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DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Cicloativista? Acho que isso só lhe daria um rótulo e reduziria o foco do seu "Trabalho".
ResponderExcluirNa minha opinião o que você faz é exercer seu papel de cidadão consciente, e vejo que esse "exercício" não se limita apenas a sua Cidade. Você é um cidadão do "Mundo". Talvez, muitos ainda não entenderam o verdadeiro sentido que tem o título de seu Blog "Pedalando e Olhando", não entenderam a força que têm esses dois atos para um cidadão "Consciente e Desperto".
Admiro seu trabalho, muito !
Obrigado por cada minuto dedicado a ele!
Grande Abraço
Gee S.
Tks GEE! O mesmo penso de blogs como o Curitiba Cycle Chic, por ter a capacidade de mostrar que pedalar não é apenas para pessoas sem recursos, uma forma "alternativa" e mais rápida do que andar para quem não pode pagar nem o ônibus. É um ato elegante, simples, plenamente conectado com as necessidades de todas as comunidades, de todo o planeta! Tb aprecio muito isto, apesar de não ter conseguido ainda me livrar 100% da lycra! hehehe
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