28 de outubro de 2009

MAIS OUTRO SOBE PEDALANDO...


COTIDIANO
Recife - 28.10.09 Pernambuco // Rua da Aurora
Ciclista morre após ser atropelado no centro do Recife
Publicado em 27.10.2009, às 15h46 / Do JC Online Com informações da repórter da Rádio Jornal Izabelita Guerra
ATUALIZADA ÀS 15H47

Um ciclista morreu ao ser atropelado, no início da tarde desta terça-feira (27), no Centro do Recife. Segundo informações de testemunhas, o homem vinha com a bicicleta pela Rua da Aurora, quando ao tentar mudar de faixa, um Pálio bateu no ciclista, ele se desiquilibrou e caiu para o lado de um caminhão que passou por cima.
O acidente aconteceu próximo ao Cinema São Luiz. O motorista do carro fugiu do local. A vítima fatal foi identificada como Pablo Gomes de Oliveira, 23 anos. O motorista do caminhão, que estava carregado de bebidas, é Jorge Ricardo Bezerra Vitório, 45 anos.
O instituto de Criminalística esteve no local para fazer a perícia do acidente. O resultado deve sair em 30 dias.
Amigos...

Mais um colega subiu pedalando para o outro plano da existência. Rezemos pela alma dele. E pela do motorista do Palio, que fugiu, não deu assistência, deixou ele morrer!

O resultado que deve sair só vai dizer que ele morreu, que foi acidente. Ninguém pense que o Palio será reconhecido, que o motorista será responsabilizado. Aliás, alguns poderiam dizer, "MAS A CULPA É DO MOTORISTA? MAS SE FOI O CICLISTA QUE ATRAVESSOU-SE NA FAIXA!". Parem e pensem. Se ele estivesse sem a bicicleta, e fosse atropelado, seria culpa dele? De uma vez por todas, cada ciclista na via é um ser humano e que tem o DIREITO LEGAL, garantido pelo CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO de pedalar nas ruas. Ele está em sua forma mais simples, sem a casca de aço que o motorista adquiriu! Esta casca de aço e um motor de qq cilindrada dá uma vantagem enorme na relação motorista-ciclista. Mas esta vantagem traz embutida uma enorme responsabilidade ao conduzir. Ele não pode guiar sem pensar em proteger a vida e a integridade moral de cada ciclista ou pedestre que precise usar a via pública! Ele não pode achar que tem mais força, mais poder só porque têm nas mãos 2 toneladas de ferro autopropelido! Se fosse assim, imaginem a relação dele com o caminhão que atropelou involuntariamente o ciclista? É a mesma relação de peso e potência existe entre a o ciclista/carro e o carro/caminhão! Como este motorista se sentiria se o caminhão jogasse suas 20 toneladas em cima dele?

Independente do que aconteceu, o motorista É O CULPADO! O ciclista poderia estar DANÇANDO com a bike no meio da rua, e o motorista ainda seria CULPADO! O ciclista poderia estar empurrando a bike, carregando ela na cabeça, no ombro, nas costas, pulando em cima dela, e o motorista ainda seria CULPADO!

Em Toronto, caso similar foi tratado de forma simples: 10.000 ciclistas fecharam o centro da cidade! Foram todos ao mesmo tempo para o centro e fizeram os motoristas entenderem que a cidade não é só deles. É isto, ou deixe seu carro em casa, porque na rua ele não passa mais!
Quem disse que não temos poder de luta!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010