15 de dezembro de 2009

ACABAR COM A SEGREGAÇÃO DE ÁREAS URBANAS.

DECÁLOGO ESMIUÇADO VII

Qualquer manual de PRODUÇÃO dirá que os arranjos produtivos mais eficientes seriam aqueles em que cada setor cumpre um pequeno grupo de funções. Numa cidade, isto significaria agrupar indústrias, comércio, serviço e moradias em locais distintos com problemas e soluções distintas, todos interligados por meios de transporte eficientes. E os mesmos manuais dirão que se este arranjo crescer muito, fica difícil obter máxima eficiência porque não se pode crescer as conexões de transporte indefinidamente. Neste caso, a solução é ramificar toda a estrutura em outra árvore, mais distante, acomodando eficiência em blocos menores interligados, e agrupando os todas as árvores com uma ainda mais eficiente e rápida conexão.

Recife não aprendeu esta lição. A cidade incha a olhos vistos e a especialização de seus bairros já era! Bairros calmos e tranquilos hoje estão tomados pela expansão imobiliária e pela agregação de comércio e serviços de forma desordenada. É certo que já foi o tempo em que era possível ter regiões exclusivas para moradia, comércio e indústrias de base. Mais e mais cidades estão reduzindo a especialização de seus bairros, agregando vidas completas as vizinhanças. Mas isso lá é feito de forma organizada, e faz com que as pessoas morem e trabalhem perto de casa, estimulando-os a fazerem compras no comércio local. Isso economiza combustível, reduz poluição, minora o tempo em viagens para ir ao mercado ou a padaria.

Mas quem disse que está sendo feito de forma organizada aqui? E este caos, só aumenta o número de viagens, de deslocamentos, de emissão de poluentes, de superlotação das linhas de transporte, do estresse das pessoas. E prejudica a saúde e o meio ambiente.

Ter políticos "com peito" para enfrentar as medidas impopulares para organizar nossos bairros com racionalidade e coragem, é o que nos falta!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Rogerio Amanha a partir das 9hs da Manhã será discutido no Plenarinho da camara de vereadores do recife o projeto de lei "ciclovia na malha viaria do recife" acho que é muito importante a presença de todos os pedalistas como diz voce.

    vamos amanha que unidos podemos mudar a Cidade.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010