18 de dezembro de 2009

VEREADORES DEBATEM CICLOVIAS

Amigos...

Marcos "Trilha no Fio" Paulo, participou ativamente da audiência pública sobre a malha cicloviária de Recife, no último dia 16, na Câmara de Vereadores de Recife. Participamos ajudando a elaborar uma carta aberta a ser distribuída aos vereadores sobre o assunto. Abaixo, o depoimento de Marcos sobre a audiência e também a Carta Aberta aos Vereadores da Cidade.

DEPOIMENTO SOBRE A AUDIÊNCIA
Bem, Rogério, gostaria de socializar com todos essa informação. Ontem eu participei da audiência na Câmara de Vereadores do Recife sobre a malha cicloviária do Recife. Sendo curto e direto gostaria de dizer que nossos vereadores mostraram grande preocupação com os ciclistas e grande preocupação com o trânsito na cidade tendo em vista que daqui a 10 anos mais ou menos, nossa cidade vai estar intransitável se não acontecerem intervenções mais sustentáveis no Recife. Os vereadores ficaram sensibilizados com a nossa causa e, em especial, os vereadores Alexandre Lacerda, Jurandir Liberal e Daniel Coelho que presidiu a audiência publica. É fato que agora nós ciclistas temos que fazer pressão para que a Câmara realize outra assembléia como ficou acordado, mas não marcado, e também ficou de ser criada uma comissão. Eu já estou em cima para ver isso e poder participar.

Na minha intervenção, que contou muito com a sua ajuda teórica Rogério, eu falei não só da questão das ciclovias mas também da congregação das mesmas e também dos bicicletários, da segurança e educação dos ciclistas. Falei também que somos uma maioria silenciosa que não é ouvida com mais de 2 milhões de ciclistas. Falei também e foi uma unanimidade na plenária que o problema nao é dinheiro ou qualquer outra coisa. É apenas vontade politica dos nossos governantes. Por isso cabe a nós fazer muita pressão para garantirmos as mudanças que nós ciclistas tanto sonhamos e precisamos para pedalar nesta ótima cidade chamada Recife.

Uma coisa que também observei, o corredor norte-sul vai dar muito o que falar ainda, e o debate ficou muito intenso quando foi tocado no assunto do corredor. Falei também na questão do projeto da Via Mangue que precisa ser melhor adequado para nos ciclistas congregando a ciclovia de Boa Viagem e também organizando uma até Prazeres. Mo mais é isso meu amigo Rogerio.



Carta Aberta aos Vereadores da Cidade do Recife
POR UMA CIDADE PEDALÁVEL...
Quase inteiramente plana, com clima quente e constante durante todo o ano, Recife é uma cidade naturalmente pedalável. Porém seu planejamento urbano e a falta de políticas públicas de inclusão social dos usuários, não faz dela uma cidade amiga do ciclista.

Cidades que adotaram políticas de criação de uma cicloinfraestrutura séria, tornaram-se melhores lugares para se viver. Uma cicloinfraestrutura séria é um conjunto de vias que conectem os bairros da cidade, de forma integrada. Iniciativas como limite de 30km em ruas de Copacabana e a rede de ciclofaixas de Aracaju são alguns exemplos. As ciclofaixas e ciclovias podem tanto ser usadas para lazer quanto para o transporte. Faz sentido que sejam construídas desta forma porque agregam valor ao investimento público realizado. Ciclovias ou ciclofaixas que servem apenas para o lazer são efetivamente um desperdício dos minguados recursos disponíveis para obras públicas.

A instalação deste tipo de infraestrutura leva a uma redução dos carros e melhora a qualidade de vida de toda a população, reduzindo a poluição e o estresse, aumentando a economia de recursos públicos, melhorando os transportes como um todo. Ter hoje uma cidade voltada totalmente para os carros é uma utopia dos anos 50, totalmente incompatível com a realidade do planeta hoje.

Do ponto de vista legal, os usuários de bicicletas como veículo nas vias públicas, têm direitos e deveres em relação a sua mobilidade no trânsito. Devemos respeitar e exigir respeito, de todo e qualquer outro usuário das vias públicas. Ouvimos muito falar nos últimos tempos em inclusão social no Brasil, mas deste ponto de vista, quem pedala nas ruas é um excluído das políticas públicas de mobilidade na cidade. A bicicleta é um veículo de baixo custo, tanto na aquisição quanto na manutenção, e é usada por milhares de pessoas no dia a dia de Recife. Pessoas que precisam de ações que as incluam em políticas que garantam segurança nos seus deslocamentos diários para o trabalho, escola, etc.

Do ponto de vista humano elas são pessoas, que utilizam o meio de transporte mais eficente já criado pela nossa espécie, mais eficiente até mesmo que o próprio andar, natural! E tão cheio de vantagens para a sociedade quanto é possível em um meio de transporte.

Politicamente, nós somos uma enorme e silenciosa maioria em Recife, não ouvida, não percebida, não respeitada. Somos "premiados" com ciclovias que não atendem as nossas necessidades de deslocamento, incompletas, sem manutenção, sem sinalização, sem integração entre si e com os outros meios de transporte de massa da cidade.

Além disto, o descaso com a existência destes usuários na sociedade é tanto que não existem paraciclos ou bicicletários nem nos órgãos públicos que deveriam promover a nossa inclusão social. Como cobrar de shoppings e mercados a instalação disto se nem nossos representantes oferecem isto a seus funcionários e visitantes.

Por tudo isto, Recife precisa e merece um plano que inclua ciclovias e ciclofaixas integradas para toda a população que precisar utiliza-las, e também de regulamentos que obriguem as empresas a implantar paraciclos e bicicletários em pólos de compra.

Ciclistas do Recife.

Existem alguma controvérsias. Já ouvi falar de 1,5 Milhões de bicicletas em Recife, 800.000 e agora 2 Milhões. Com certeza existem muitas e tem muita gente usando a toda hora. Basta parar em qq cruzamento importante e observar!

O mais importante é estarmos atentos a mídia e presentes neste futuro debate. E quem sabe não conseguimos por estes vereadores em cima de uma bicicleta pedalando pela cidade para eles "sentirem o problema" que é ser ciclista em Recife!

Fora isto, COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. é isso Rogerio vamos Juntos todos os ciclistas e pedalistas fazer pressão para as mudanças acontecerem, a nossa hora chegou e devemos estar orientados sobre o debate que está sendo travado.

    mais ciclovias eu também quero!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010