7 de dezembro de 2009

DECÁLOGO PARA UMA RECIFE MELHOR

Amigos...

Adaptando o trabalho da Treehugger apresentado aqui, vamos ver o que seria bom fazer para Recife ter uma agenda que realmente melhore a cidade.
  1. MAIS E MELHORES PARQUES. Os nossos estão sempre com uma ar de abandono. Custa limpar, e fiscalizar a limpeza. Custa fazer e custa manter, o que não traz votos. Mas já foi demonstrado que espaços verdes melhoram a saúde física e mental das pessoas. Uma garibada geral a cada 6 meses ia fazer Recife tão mais bonita e próspera!
  2. TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE. Até que o nosso não é dos piores. Mas tem tanta a coisa a melhorar e depende sempre de decisão política. Qualquer que seja a solução que permita que as pessoas se movimentem sem usar o carro, é um elemento chave para a melhoria de uma cidade. Mais e melhores ônibus significam menos carros nas ruas e melhor fluidez, menos poluição, estresse e despesas de manutenção das vias e da saúde da população.
  3. ESPAÇO PÚBLICO DE QUALIDADE. Pensar em espaços para as pessoas poderem caminhar com segurança. Fechar totalmente a Rua Nova e a da Imperatriz ao tráfego, inclusive as ruas do entorno destas áreas. Sumir com o acesso de carros a região do Mercado de São José, tão sufocado coitado por estacionamentos de todos os tipos. Deixar as estreitas ruas do centro para as pessoas. Devolver espaço para as pessoas é uma necessidade premente da cidade!
  4. CICLOFAIXAS. Cidades que adotaram políticas de criação de uma infraestrutura ciclável séria, tornaram-se melhores lugares para se viver. Casada com bicicletários e infraestrutura de apoio, leva a uma redução dos carros e melhora a qualidade de vida de toda a população, reduz a poluição, o estresse, e aumenta a economia de recursos públicos.
  5. EDIFÍCIOS VERDES. Estamos passando por uma verticalização com torres se espalhando por toda a cidade. Têm sempre a mesma cara e nenhuma preocupação ambiental honesta e eficiente. Colocar um jardim ao redor do prédio e não cuidar do lixo, das águas, da ventilação, do esgoto e do consumo de energia, só trará problemas futuros para seus moradores e para o Recife, cidade cada vez mais quente, e propícia a problemas ambientais.
  6. RECICLAGEM. A coleta seletiva é baixa. As pessoas não estão se importando com o lixo que geram, indo para lixões e lugares distantes. Se não está na minha porta, problema de quem recebe. Estamos armando a bomba para um futuro próximo. E de nada adianta você mesmo separar se não existir coleta seletiva e melhores sistemas para compostagem do lixo orgânico.
  7. ACABAR COM A SEGREGAÇÃO DE ÁREAS URBANAS. Já foi o tempo em que era possível ter regiões exclusivas para moradia, comércio e indústrias de base. Mais e mais cidades estão reduzindo a especialização de seus bairros, agregando vidas completas as vizinhanças, fazendo com que as pessoas morem e trabalhem perto de casa, fazendo compras no comércio local. Isto economiza combustível e tempo em viagens para ir ao mercado ou a padaria.
  8. LIDERANÇAS VERDES. Alguns políticos do mundo transformaram-se em heróis por conseguirem limpar suas cidades, promover a energia eólica e solar, o biodiesel, a renovação de seus prédios para economia de energia e uso de energias limpas, reciclagem e outras formas de preservação do espaço público. Os cidadãos conscientes devem se engajar para escolher e encorajar políticos sérios e comprometidos com este decálogo rumo a uma cidade melhor.
  9. ENERGIAS RENOVÁVEIS. O Ceará tem mostrado uma posição de vangarda no uso de seu potencial eólico. Recife tem alta incidência de sol e vento durante todo o ano, mas nenhuma iniciativa no sentido de utilizar estas energias foi para a frente. Até a turbina experimental da UFPE no Complexo de Salgadinho está parada por falta de peças. E nada mais é feito. A frota ainda roda com gasolina e diesel normais. A falta de interesse só demonstra o atraso de mentalidade de nossos gestores. Não temos recursos, mas gastamos bilhões de reais em estádios de futebol?! Quem entende?
  10. MENTALIZAR O VERDE. Cuidar da mente das pessoas, cultivando hábitos saudáveis, alimentos orgânicos, boa diversão e estimulo aos negócios verdes, fazem um enorme bem para a sociedade. A cidade transforma-se a olhos vistos, as pessoas ficam mais cordiais e educadas.
Não pretendo conseguir que tudo isto seja obtido da noite para o dia. Infelizmente, somos nós pernambucanos, um povo conservador e dado a copiar o que o mundo tem de pior, enquanto não fazemos muito para inovar e criar melhorias para nosso povo. Pensar no povo e ter idéias criativas para melhorar sua vida deveria ser o trabalho diário de nossos gestores. Mas talvez eles não tenham tanta capacidade quanto lábia!

COMETEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010